Menu
Menu
Busca segunda, 08 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Justiça

Promotores recomendam que Imasul paralise obras no Parque Estadual do Prosa

Ministério Público solicitou que o órgão ambiental exerça seu poder de polícia administrativa e informe, em até 10 dias, todas as ações adotadas

14 agosto 2025 - 09h32Vinícius Santos     atualizado em 14/08/2025 às 09h38

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) recomendou ao Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) o embargo imediato de obras de empreendimentos localizados na zona de amortecimento do Parque Estadual do Prosa, na região do Parque dos Poderes, em Campo Grande.

A paralisação deve ocorrer em empreendimentos que atendam cumulativamente três critérios: dependam de licenciamento ambiental; não tenham recebido parecer prévio do Imasul ou, caso tenham, que este desconsidere a regulamentação da zona de amortecimento; e que ainda não tenham ultrapassado a fase de fundação.

A recomendação foi expedida pelos promotores de Justiça Luiz Antônio Freitas de Almeida, Luz Marina Borges Maciel Pinheiro e Andréia Cristina Peres da Silva. O Imasul deve informar, em até dez dias úteis, se cumpriu a determinação, encaminhando a documentação correspondente.

O MPMS ainda determinou que a recomendação seja comunicada aos Centros de Apoio Operacional do Meio Ambiente, Habitação, Urbanismo e Patrimônio Histórico e Cultural, ao Núcleo Ambiental e à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, para ciência, fiscalização e providências cabíveis.

Segundo o documento, alguns empreendimentos da região já possuíam licença urbanística, mas ainda não haviam iniciado construções. Após acordo firmado em audiência de conciliação, algumas obras teriam sido iniciadas, o que pode gerar risco ao Parque Estadual do Prosa, caso sejam desconsideradas restrições futuras previstas na regulamentação de uso e ocupação do solo da zona de amortecimento.

O acordo em Ação Civil Pública firmado com o MPMS previa que os órgãos estaduais regulamentassem a zona de amortecimento em até 60 dias, enquanto os entes municipais se comprometeram a não emitir novas guias e licenças por 240 dias. A medida visa garantir que empreendimentos em licenciamento ambiental recebam parecer prévio do órgão gestor da unidade de conservação antes de avançarem nas obras.

O Conselho Consultivo do Parque Estadual do Prosa, por meio da Moção nº 01/2025, já havia alertado para riscos do crescimento urbano acelerado e da instalação de empreendimentos de alta densidade na região. 

Entre os impactos apontados estão aumento do fluxo de veículos e atropelamento de animais, adensamento populacional, poluição sonora e atmosférica, danos aos corredores ecológicos, redução de áreas permeáveis, assoreamento de nascentes e córregos, vazamentos de esgoto, além de impactos na paisagem e no patrimônio histórico-cultural. O conselho alertou que esses fatores podem comprometer a preservação e até a existência do parque.

Na prática, os promotores orientam que o Imasul exerça seu poder de polícia administrativa ambiental, fiscalizando e impedindo qualquer obra que viole as regras da zona de amortecimento, assegurando a proteção do Parque Estadual do Prosa e a validade do acordo firmado na Justiça.

Checagem das Obras - O MPMS realizou, no dia 1º de agosto deste ano, vistoria técnica in loco para verificar o andamento das obras dos empreendimentos listados nos processos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), localizados na zona de amortecimento do Parque Estadual do Prosa (PEP).

Na vistoria, dos 15 empreendimentos constantes da lista da Semades, ajustada pelo CortecEA, apenas 4 apresentavam obras iniciadas e em plena execução. Os outros 11 empreendimentos não apresentavam nenhum indicativo de início das construções.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
UNIMED São Julião

Deixe seu Comentário

Leia Também

MS tem oito foragidos incluídos na nova "lista vermelha" criada pelo Ministério da Justiça
Justiça
MS tem oito foragidos incluídos na nova "lista vermelha" criada pelo Ministério da Justiça
Dia da Justiça: TJMS reafirma compromisso com serviços judiciários modernos e acessíveis
Justiça
Dia da Justiça: TJMS reafirma compromisso com serviços judiciários modernos e acessíveis
Caso foi atendido pela Defensoria Pública -
Justiça
Quebra de sigilo médico é reconhecida e acusada de aborto escapa de júri popular em MS
Defensoria -
Justiça
STJ absolve condenado e expõe falha da Polícia em reconhecimento em MS
Alírio Francisco do Carmo -
Justiça
Policial penal de MS preso por ligação com o PCC diz que é pastor e quer liberdade
Foto: TJMS
Justiça
Suspenso nesta segunda-feira, confira o atendimento da Justiça Itinerante nesta semana
STF julgará marco temporal
Justiça
STF volta a julgar marco temporal na próxima quarta-feira
Urna eletrônica
Justiça
TSE encerra teste público de segurança das urnas eletrônicas
Caso Marielle caminha para sua resolução
Justiça
STF marca julgamento sobre morte de Marielle Franco e Anderson Gomes
Letícia foi atingida pelo ônibus a caminho da universidade
Justiça
TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Mais Lidas

Casas populares
Cidade
Pré-seleção para 30 apartamentos do Jardim Antártica acontece neste sábado
Inscreva-se
Educação
UFMS aplica prova de vestibular em 11 municípios neste domingo em MS
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Cidade
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica