Na quarta-feira, 8 de janeiro, o Supremo Tribunal Federal (STF) vai realizar uma roda de conversa para lembrar os dois anos dos ataques aos prédios dos três Poderes, que ocorreram em 2023. O evento começará às 14h e será aberto pelo vice-presidente do STF, ministro Edson Fachin.
Durante a roda de conversa, servidores e colaboradores que ajudaram na limpeza e recuperação dos prédios depredados compartilharão suas experiências. O STF também vai lançar um hotsite com informações detalhadas sobre o que aconteceu no dia dos ataques, como foi a reconstrução do prédio e os processos contra os responsáveis pelos danos.
Além disso, às 15h30, o ministro Fachin receberá quatro obras de arte criadas a partir dos destroços da invasão. Essas obras foram feitas por artistas plásticos de Brasília: Valéria Pena-Costa, Carppio de Morais, Marilu Cerqueira e Mário Jardim. Cada uma das peças tem um significado especial relacionado à recuperação do STF e à defesa da democracia.
A obra de Valéria Pena-Costa, chamada “O Manto da Democracia”, foi feita com a colaboração de cerca de 60 mulheres e representa simbolicamente a toga da ministra Rosa Weber, presidente do STF na época dos ataques.
Carppio de Morais criou uma pintura que representa a história do Brasil, desde a escravidão até os dias atuais, usando a tonalidade preta para lembrar as páginas queimadas da Constituição.
Marilu Cerqueira fez uma obra com materiais como pedras e vidro, que representam a destruição do Tribunal. Por fim, Mário Jardim, junto com Valéria Pena-Costa, criou uma peça com a palavra “democracia”, refletindo a ideia de que, mesmo após o ataque, a democracia permanece intacta.
Essas obras serão entregues ao ministro Fachin, que também falará sobre o simbolismo e a importância dessas criações para a memória do evento.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Pablo Marçal vira réu por expedição ao Pico dos Marins

Idoso que matou durante briga em sinuca pega 5 anos de prisão em Campo Grande

AO VIVO: Justiça Eleitoral analisa recurso contra Adriane Lopes

Por violar medidas e persistir em práticas ilícitas, juiz nega liberdade a "Frescura"

TSE alerta que mais de 5 milhões de eleitores terão o título cancelado

Mulher acusada de matar e esquartejar o marido vai ser julgada presencialmente

"Rei da Fronteira", é transferido para hospital em São Paulo

Jamilson se defende na ação movida por Jamilzinho sobre bens da família Name

Primeira Turma do Supremo julga Núcleo 3 da trama golpista nesta terça
