O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a punição a Márcio Santos Nepomuceno, conhecido como “Marcinho VP”, líder do Comando Vermelho, atualmente preso na Penitenciária Federal em Campo Grande (PFCG). A decisão foi tomada pelo ministro Gilmar Mendes e está relacionada a uma agressão ocorrida em setembro de 2018, na Penitenciária Federal de Catanduvas (PR).
De acordo com o processo administrativo disciplinar, Marcinho VP e outros detentos agrediram um preso durante o banho de sol. A vítima foi encontrada desacordada e recebeu socorro imediato. Como resultado da agressão, Marcinho VP e os outros agressores foram punidos com a perda de um terço dos dias que poderiam ser usados para reduzir suas penas.
A defesa de Marcinho VP recorreu em todas as instâncias judiciais, levando o caso até o Supremo Tribunal Federal através do Habeas Corpus (HC) 240906. Ao analisar o pedido, o ministro Gilmar Mendes decidiu manter a punição, afirmando que a decisão original foi bem fundamentada. Ele destacou que os direitos de defesa e o contraditório foram garantidos durante todo o processo disciplinar. “A penalidade foi aplicada e homologada a partir de provas idôneas constantes dos autos, respeitadas as garantias do paciente”, afirmou o ministro.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

MS tem oito foragidos incluídos na nova "lista vermelha" criada pelo Ministério da Justiça

Dia da Justiça: TJMS reafirma compromisso com serviços judiciários modernos e acessíveis

Quebra de sigilo médico é reconhecida e acusada de aborto escapa de júri popular em MS

STJ absolve condenado e expõe falha da Polícia em reconhecimento em MS

Policial penal de MS preso por ligação com o PCC diz que é pastor e quer liberdade

Suspenso nesta segunda-feira, confira o atendimento da Justiça Itinerante nesta semana

STF volta a julgar marco temporal na próxima quarta-feira

TSE encerra teste público de segurança das urnas eletrônicas

STF marca julgamento sobre morte de Marielle Franco e Anderson Gomes


Marcinho VP, líder máximo do CV, em foto de 2017 / (Foto: Reprodução - Vinicius Andrade/UOL)



