O ministro presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Antônio Herman de Vasconcelos e Benjamin, negou liminar para a soltura de Jesus Leonardo Arbelaez Figueredo, acusado de envolvimento em esquema internacional de tráfico de drogas.
Figueredo é um dos investigados na Operação Rei do Skunk, que apura a atuação de uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de entorpecentes. Ele foi preso preventivamente em janeiro sob suspeita de tráfico transnacional, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.
De acordo com as investigações, o acusado teria intermediado e efetuado pagamentos relacionados a remessas de drogas provenientes da Colômbia, movimentando mais de R$ 3 milhões em transferências fracionadas. A organização criminosa usava empresas de mudanças e galpões no Distrito Federal para armazenar e distribuir as drogas pelo país.
A prisão preventiva foi decretada pela 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal, com base na necessidade de garantir a ordem pública e desmantelar o grupo criminoso. O pedido de liberdade provisória foi negado, e a defesa impetrou habeas corpus no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), que manteve a custódia cautelar devido à gravidade dos fatos e risco de reiteração.
Na petição ao STJ, a defesa alegou que o Ministério Público não apresentou denúncia por falta de provas suficientes e que a prisão preventiva já dura mais de 600 dias, configurando constrangimento ilegal por excesso de prazo. Também argumentou que o acusado, réu primário, trabalhador autônomo, com residência fixa e filho menor de sete anos, estaria sofrendo antecipação de pena, o que não é permitido.
Ao analisar o pedido, o ministro Herman Benjamin concluiu que não há ilegalidade manifesta ou urgência que justifique a liminar. Segundo ele, a decisão do TRF1 não apresenta vícios evidentes e o caso deve aguardar o julgamento do mérito pela Sexta Turma do STJ, onde o relator será o ministro Rogerio Schietti Cruz. O processo segue para manifestação do Ministério Público Federal.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

MS tem oito foragidos incluídos na nova "lista vermelha" criada pelo Ministério da Justiça

Dia da Justiça: TJMS reafirma compromisso com serviços judiciários modernos e acessíveis

Quebra de sigilo médico é reconhecida e acusada de aborto escapa de júri popular em MS

STJ absolve condenado e expõe falha da Polícia em reconhecimento em MS

Policial penal de MS preso por ligação com o PCC diz que é pastor e quer liberdade

Suspenso nesta segunda-feira, confira o atendimento da Justiça Itinerante nesta semana

STF volta a julgar marco temporal na próxima quarta-feira

TSE encerra teste público de segurança das urnas eletrônicas

STF marca julgamento sobre morte de Marielle Franco e Anderson Gomes


STJ - (Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo)



