Menu
Menu
Busca quinta, 19 de março de 2026
Gov Rota Celulose Mar26 Capa
Justiça

Taxa de conveniência em venda de ingressos é legal, diz STJ

Tribunal afirma que taxas de entrega e retirada estão vinculadas a serviços independentes oferecidos ao consumidor

07 maio 2024 - 13h49Vinícius Santos

A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que é 'legal' cobrar taxa de conveniência na venda de ingressos para espetáculos, mesmo se o consumidor optar por retirar o ingresso na bilheteria. A decisão reverteu uma sentença do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) que obrigava uma empresa a devolver a taxa em dobro quando não havia a entrega dos ingressos.

O caso começou com uma ação civil pública movida pelo Ministério Público estadual questionando a legalidade da taxa cobrada dos consumidores que retiravam os ingressos na bilheteria. A Quarta Turma considerou que o tribunal fluminense julgou além do pedido, destacando as diferenças entre as taxas de conveniência, de retirada e de entrega.

Segundo a ministra Isabel Gallotti, autora do voto majoritário, a taxa de conveniência é cobrada pela aquisição do ingresso por meio de uma empresa contratada, refletindo os custos dessa intermediação. A taxa de retirada é cobrada quando o consumidor escolhe emitir o ingresso em uma bilheteria específica, enquanto a taxa de entrega é cobrada para envio do ingresso ao domicílio.

Gallotti destacou que a informação prévia sobre o preço total da aquisição, com destaque do valor da taxa, é essencial. No caso analisado, a ministra observou que a empresa informava claramente o valor adicional na compra dos ingressos.

Sobre as taxas de entrega e de retirada, Gallotti ressaltou que elas estão vinculadas a serviços independentes oferecidos ao consumidor, como a necessidade de uma estrutura física para retirada dos bilhetes.

A ministra concluiu que, se o serviço é disponibilizado ao consumidor com informação clara sobre os custos adicionais, não há abusividade por parte da empresa. O acórdão pode ser consultado no REsp 1.632.928.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Organizações criminosas exploram dados de processos para aplicar golpe do falso advogado
Justiça
Organizações criminosas exploram dados de processos para aplicar golpe do falso advogado
Fórum de Campo Grande - Foto: Reprodução
Justiça
Justiça de Campo Grande condena advogado a devolver R$ 21 milhões a clientes
Marquinhos Trad e Adriane Lopes
Justiça
Ministério Público apoia queixa-crime contra Adriane por fala sobre manifestantes contratados
Justiça aceita denúncia de estupro sem contato físico em Dourados
Justiça
Justiça aceita denúncia de estupro sem contato físico em Dourados
Desembargadora Elizabete Anache - Foto: Reprodução
Justiça
'Ambientes digitais mais seguros', destaca desembargadora do TJMS sobre o ECA Digital
juiz Cezar Luiz Miozzo
Justiça
Após 23 anos na Justiça Itinerante, Cezar Luiz Miozzo será o novo desembargador do TJMS
Divulgação: IBRAPARC
Justiça
STF condena deputados por cobrança de propina ligada a emendas parlamentares
Fábio Luís Lula da Silva
Justiça
PF compartilhou com o STF receio de fuga de Lulinha do Brasil
TJMS aumenta pena de homem que matou cachorra da ex-companheira em Campo Grande
Justiça
TJMS aumenta pena de homem que matou cachorra da ex-companheira em Campo Grande
Christian e Stephanie são réus pela morte de Sophia
Justiça
Pena de Christian sobe e mãe de Sophia é apontada como culpada, mas tem pena reduzida

Mais Lidas

Mandado está sendo cumprido no Camelódromo
Polícia
Camelódromo é alvo de operação da PF contra esquema milionário de descaminho
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 19/3/2026
Comportamento
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 19/3/2026
Abadio morreu em dezembro do ano passado
Polícia
Polícia Civil captura homem por latrocínio brutal de idoso no Jardim Colibri
Alex Choco marcou três gols na partida
Esportes
Em jogo com três expulsões, Bataguassu goleia Naviraiense e vai à final do Estadual