O Ministério Público de Mato Grosso do Sul enviou duas listas sêxtuplas ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, para serem votadas e tornadas tríplices, iniciando assim, o preenchimento de duas vagas de desembargador: uma aberta com a aposentadoria de Tânia Borges, e a outra com a criação de uma nova vaga, que existirá de fato e de direito, em 1º de janeiro de 2022. A primeira sêxtupla será votada na quarta-feira da próxima semana (15) e, posteriormente, enviada ao governador Reinaldo Azambuja, com apenas três nomes.
Apesar de duas listas terem sido enviadas pelo MP, a segunda ficaria prejudicada quando Reinaldo apontasse um nome para exercer o cargo, por esse motivo, ambas são iguais e um nome já terá sido ungido, descaracterizando a finalidade da segunda lista.
Está decidido pelos desembargadores que a segunda lista sêxtupla - igual à primeira -, deve ser devolvida ao Ministério Público de Mato Grosso do Sul para ser complementada com os nomes de Luciano Conte, promotor em Corumbá e a promotora Sara Ricarte, que concorreram, mas não chegaram a entrar na lista sêxtupla. Com isso, a segunda vaga no TJ, que existirá de fato em janeiro, só sera preenchida no próximo mês.
Votação
Seis nomes compõem a lista que vai para a votação no Tribunal Pleno, que vota em três dos nomes. Desta forma, os mais votados formam a lista tríplice, que é enviada para o governador, que então - normalmente - faz a nomeação daquele entender que é o mais votado.
Entretanto, a escolha pode ser pelo segundo ou terceiro mais votado, caso o governador entenda que estes são mais adequados para o cargo.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

STF volta a julgar marco temporal na próxima quarta-feira

TSE encerra teste público de segurança das urnas eletrônicas

STF marca julgamento sobre morte de Marielle Franco e Anderson Gomes

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte

OAB/MS tem liminar suspensa pela Justiça Federal no caso do golpe do falso advogado


Da lista sêxtupla, apenas dois nomes devem assumir vagas (Reprodução)




