No Dia Nacional das Reservas Particulares de Proteção Natural nesta sexta-feira (31), uma iniciativa do Imasul e parceiros, realiza o 3º Diálogo com a Comunidade: As RPPNs de Mato Grosso do Sul, que será transmitido a partir das 9h pelo Youtube.
Mato Grosso do Sul possui quase 150 mil hectares de Reservas Particulares de Proteção Natural (RPPNs), federais e estaduais, segundo dados do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).
A programação abordará a importância das parcerias e procedimentos de comunicação de incidentes com entes públicos e privados, feita por Ana Luzia de Abrão, proprietária da Reservas Particulares de Proteção Natural (RPPN) Ernesto Vargas Baptista. Entre as ameaças às RPPNs consideradas pela palestrante, estão a mineração, a caça, a pesca e o fogo.
No momento que se decide criar uma RPPN, o proprietário assume compromisso com a conservação da natureza, com áreas privadas com o objetivo de conservar a diversidade biológica. O monitoramento constante da área, controle de acesso, cercas e aceiros são medidas de precaução, além de parcerias.
Confira a programação:

Sobre a Live
A iniciativa reúne o Imasul e parceiros, incluindo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), o Governo de Mato Grosso do Sul, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), a RPPN Ernesto Vargas Baptista e o Rotary Club de Campo Grande.
O evento conta com o apoio de instituições como o Instituto Ipê, ICMBio, Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBM/MS), Polícia Militar Ambiental (PMA/MS) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Também participam organizações como o Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento da Região Sul de MS (Conisul), a Prefeitura de Eldorado, a Wetlands International, a SOS Pantanal, e as RPPNs Santo Antônio, São Pedro, Dona Aracy (Fazenda Caiman) e a Associação Aliança 5P.
Deixe seu Comentário
Leia Também

MPMS acompanha recuperação de nascente no Bairro Tiradentes

Rascunho de carta final na COP30 tem propostas para limitar aquecimento

Brasil recebe doação de US$ 300 milhões para plano de saúde climática

Emergência climática é uma crise da desigualdade, diz Lula na COP30

Carta final de cúpula pede que Belém seja início de novo ciclo de ação

Piracema é importante, mas pesque e solte pode se tornar uma tendência

Documentário denuncia mortes de animais na BR-262 e alerta para riscos no Pantanal

Lula diz que gasto com armas vai causar "apocalipse climático"

É momento de levar a sério os alertas da ciência, diz Lula na Cúpula


RPPN Ernesto Vargas Baptista (Ana Luzia de Abrão)



