O céu está cinza e o ar está difícil de respirar. A densa camada que vem cobrindo o céu é reflexo das chamas na Amazônia, que registra o maior número de focos de fogo em 17 anos, e se soma com a seca que castiga mais de mil cidades brasileiras.
Segundo especialistas, a fumaça afeta 10 estados e vai seguir sobre o país até o próximo fim da semana.
A Amazônia registrou 59 mil focos de fogo só em 2024. O número é o maior desde 2008 e pode aumentar, já que o levantamento é feito mês a mês e agosto ainda não terminou.
Esse volume ainda se soma ao que vem do Pantanal, de Rondônia com a queimada no Parque Guajará-Mirim há um mês, e da Bolívia, formando uma densa camada cinza na atmosfera que é arrastada para o restante do mapa formando um "corredor de fumaça".
A previsão é que a partir de hoje (21) o volume de fumaça piore com o vento frio que traz a frente fria do fim de semana. De forma geral, o país está no pior momento em relação aos focos de incêndio da última década.
Desmatamento na Amazônia diminuiu mas ainda há recorde de fogo
Segundo o último levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), houve uma redução de 45% no desmatamento na Amazônia no último ano, entre agosto de 2023 e julho de 2024. O número é um recorde em termos de preservação e representa o menor índice de perda do bioma registrado desde o início da série histórica, que começou em 2015.
Como há mais fogo se o desmatamento está caindo?
O pesquisador do Inpe, Luiz Aragão, que atua no monitoramento de queimadas, explica que isso ocorre porque, apesar da redução, o desmatamento ainda continua. Mas principalmente as áreas desmatadas anteriormente continuam sendo afetadas pelo fogo.
Ele reforça que, com o clima mais seco que a região vem enfrentando, o fogo utilizado em áreas específicas acaba se alastrando, atingindo grandes proporções e produzindo grandes quantidades de fumaça.
Há registros de fumaça nos Estados:
Mato Grosso do Sul
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
Mato Grosso
Acre
Rondônia
Oeste do Paraná
Parte de Minas Gerais
Trechos de São Paulo
Amazonas
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro