A reabilitação de animais silvestres vítimas de incêndios e outras catástrofes ambientais em Mato Grosso do Sul ganhou um reforço de peso com a chegada do SamuVet, um trailer totalmente equipado para realizar atendimentos veterinários emergenciais em campo.
O veículo dispõe de tubos de oxigênio, sedativos, anestésicos, curativos, maca e equipamentos de imobilização, permitindo que os animais sejam socorridos no local e, quando possível, devolvidos ao habitat natural.
Em casos mais graves, o SamuVet garante a estabilização dos animais até o transporte seguro para o Hospital Veterinário Ayty, em Campo Grande.
O equipamento será utilizado pelo Hospital Veterinário do CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) e pelo Gretap (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal), em parceria com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
Adquirido pelo Ibama com recursos de R$ 400 mil provenientes de compensação ambiental repassados pela Empresa Vetorial, de Corumbá, o SamuVet ficará à disposição das equipes que atuam especialmente no Pantanal, região com a maior concentração de fauna do Estado.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

MPMS acompanha recuperação de nascente no Bairro Tiradentes

Rascunho de carta final na COP30 tem propostas para limitar aquecimento

Brasil recebe doação de US$ 300 milhões para plano de saúde climática

Emergência climática é uma crise da desigualdade, diz Lula na COP30

Carta final de cúpula pede que Belém seja início de novo ciclo de ação

Piracema é importante, mas pesque e solte pode se tornar uma tendência

Documentário denuncia mortes de animais na BR-262 e alerta para riscos no Pantanal

Lula diz que gasto com armas vai causar "apocalipse climático"

É momento de levar a sério os alertas da ciência, diz Lula na Cúpula








