Menu
Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Opinião

Conselhos e Reflexões para a Vida Inteira

28 fevereiro 2012 - 00h00Erika de Souza Bueno

De um jeito ou de outro, todos nós vamos engordar um pouquinho com o passar dos anos. Então, já que isso é fato indiscutível, que aconteça por termos permitido nosso corpo gerar mais uma vida...

Sem muito o que fazer para impedir, todos nós também vamos ter rugas que denunciarão os anos que Deus está nos permitindo viver. Já que é assim, que sejam então rugas que mostrem que não tivemos medo de sorrir e nem de abrir bem os olhos para encarar os fatos da vida.

Ainda que possamos lutar contra isto, em algum momento seremos surpreendidos por algum mal-estar, que denunciará algum desgaste em nosso organismo. Já que não dá para fugir disso também, devemos aproveitar nossa saúde e disposição para dar a mão para quem precisa de ajuda.

Mesmo que não queiramos pensar sobre isso, vamos, infelizmente, cedo ou tarde, receber a triste notícia da partida de alguém. Então, enquanto a temos conosco, é bom não medirmos esforços para fazê-la feliz. Ainda que inúmeras plásticas e demais recursos sejam criados constantemente para nos convencer que a juventude é eterna, sabemos que a beleza física é tão passageira como a nuvem da manhã que, quando nos damos conta, já passou e deu lugar à impetuosa luz do sol.

Vale a pena doarmos mais de nós; mais, vale a pena valorizarmos o que realmente não vai passar, que é a nossa vida com Deus para toda a eternidade. Vale a pena valorizar as pessoas, ajudando-as a enxergarem pela perspectiva de Deus, atribuindo valores ao que realmente importa. Vale a pena pensar antes de falar bobagem, pois a memória de um coração ferido não é superada tão facilmente. Vale a pena não supervalorizar dias de festas, pois eles passam; o que não passa são as duras consequências de ações e reações impensadas ou pensadas sob o devastador efeito do álcool.

Vale a pena privar-se de algumas risadas para não constranger alguém que, momentaneamente ou não, está numa situação delicada. Vale a pena visitar os idosos, as crianças abandonadas ou as pessoas que buscam no isolamento a falsa sensação de segurança. Vale a pena estender a mão e ajudar alguém a se levantar; vale a pena ser gentil em vez de apenas e friamente ser “educado”.

Vale a pena investir em horas de companhia junto à família. Vale a pena se cansar e dar colo à criança que ainda o pede. Vale a pena permitir sujar a roupa para pegar um cachorrinho abandonado no colo e levá-lo a um lugar seguro. Vale a pena atrasar-se para chegar ao trabalho por não ter “cortado” os carros na contramão. Vale a pena controlar-se diante dos insultos que se recebe no trânsito e não entrar em discussões que podem desgastar sua energia tão desnecessariamente. Vale a pena ser feliz, apostar numa segunda chance a um irmão, a um pai, a uma mãe que, num dado momento, não agiram da forma como você esperava ou precisava.

Vale a pena investir em você, no seu bem-estar e, para isso, vale a pena pensar em Deus mesmo em momentos de grandes feriados, shows e demais festejos que, ao que parece, querem enlouquecer até as mais sensatas famílias. Enfim, vale a pena – jamais se esqueça – pensar em Deus e em seus valores em quaisquer circunstâncias, pois Ele é a garantia da paz em cada família, em cada lar que o tem em primeiro lugar. Acredite, vale a pena...

Erika de Souza Bueno é Coordenadora-Pedagógica do Planeta Educação e Editora do Portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br). Professora e consultora de Língua Portuguesa e Espanhol pela Universidade Metodista de São Paulo. Articulista sobre assuntos de língua portuguesa, educação e família.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Rogerio Zanetti
Opinião
OPINIÃO: Jornalista Sérgio Neves morreu na fila de transplante
Delcídio do Amaral, ex-senador e ex-ministro
Opinião
OPINIÃO: 10 anos de Lava Jato: Reflexões de Delcídio do Amaral
Fábio Marchi - Jornalista
Opinião
OPINIÃO: Os bebês que sobrevivem
Urandir Fernandes de Oliveira, empresário, pesquisador e CEO de Dakila
Opinião
OPINIÃO: A cidade perdida Z, ou mito Eldorado, descoberta por um instituto de Mato Grosso do Sul
OPINIÃO: DE MONTEVIDÉU AO CHUÍ, ENCONTRANDO O ESCULTOR
Opinião
OPINIÃO: DE MONTEVIDÉU AO CHUÍ, ENCONTRANDO O ESCULTOR
Rafael Antonio Scaini e Muriel Arantes Machado
Opinião
OPINIÃO: Ato cooperativo na recuperação judicial
Pedrinho Feitosa, jornalista e presidente da Executiva Municipal e Coordenador Político do PRD regional
Opinião
Opinião - Na casa da mãe Joana, quem manda é Tereza

Mais Lidas

Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
Instituto Paraná Pesquisas divulgou os resultados de uma pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura de Campo Grande
Geral
Paraná Pesquisas mapeou eleição na Capital
Carlos Teixeira, de 13 anos, morreu depois de ser vítima de bullying
Polícia
Depois de fazer bullying e matar adolescente, "coleguinhas" de escola fogem de SP
Fachada do TCE-MS
Interior
TCE 'barra' chamamento público de R$ 12 milhões para gerenciamento de saúde em Selvíria