Mobilizando 30 policiais penais, a "Operação Wifi", coordenada pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), teve 50 alvos monitorados na noite de ontem (18), na ação que reforçou o trabalho rotineiro e teve como ponto de concentração principal o bairro Coronel Antonino, em Campo Grande.
A operação teve como principais focos casos relacionados à Lei Maria da Penha, situações de descumprimento de medidas judiciais e mandados de prisão em aberto por violações das determinações impostas para o monitoramento eletrônico.
O nome da operação surgiu de uma expressão comum entre os próprios monitorados, que costumam se referir à tornozeleira eletrônica como “Wi-Fi”, em alusão à constante vigilância e monitoramento remoto.
Durante a operação, foram realizadas visitas de fiscalização in loco, orientações aos monitorados e verificações em tempo real de possíveis violações do perímetro permitido de circulação.
A Operação Wi-Fi tem caráter macro e simultâneo, com atuação em diferentes pontos da cidade e reforço de policiais penais que atuam também não em outras frentes da instituição, enquanto as fiscalizações rotineiras são feitas através do GAFIP (Grupamento de Ações e Fiscalização Penitenciária), vinculado à UMMVE (Unidade Mista de Monitoramento Virtual Estadual).
O diretor-geral da Polícia Penal, Anderson Moreno, ressaltou o caráter preventivo da operação e a importância do trabalho integrado com o Poder Judiciário.
“A atuação direta e ostensiva da Polícia Penal evita que situações de risco evoluam. Esse contato próximo e a resposta imediata fortalecem o cumprimento das leis e oferecem mais segurança à sociedade, especialmente para vítimas de violência doméstica”, afirmou.
Moreno explicou que a ação é também uma forma de reforçar as orientações e mostrar aos monitorados que a Polícia Penal está acompanhando de forma efetiva e que devem cumprir as determinações.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Soldado confessa feminicídio e incêndio de quartel em Brasília

Homem é assassinado minutos após ser cumprimentado por atirador em Aparecida do Taboado

Idoso que caiu do telhado enquanto limpava caixa d'água morre em Dourados

Confusão em bar termina com jovem espancado com pauladas na cabeça na Vila Popular

Trabalhador de empresa é morto a facadas em restaurante de Bataguassu

Anastaciano tenta cancelar programa com mulher, mas é esfaqueado e roubado na Capital

Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso

Carro funerário capota ao desviar de animal na MS-396, em Santa Rita do Pardo

Homem é preso horas após bater em mulher com barra de ferro em Dourados


Foto: Sejusp 




