O delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza foi eleito nesta terça-feira (25) como o mais novo secretário-geral da Interpol - The International Criminal Police Organization, ou Organização Internacional de Polícia Criminal em tradução livre - de 2025 até 2030.
A eleição do Comitê Executivo da Interpol aconteceu em Lyon, na França, e totalizou oito votos para o brasileiro e outros três para o britânico Stephen Kavanagh. Também participaram, mas não receberam votos, Mubita Nawa, da Zâmbia, e Faisal Shahkar, do Paquistão.
Essa é a primeira vez que um brasileiro entrou na disputa ao cargo e se elegeu, dando fim a quase 100 anos de hegemonia entre europeus e norte-americanos.
“A eleição do delegado Urquiza reflete a alta prioridade atribuída pelo governo brasileiro ao combate ao crime organizado transnacional, que tem na cooperação internacional, crescentemente, uma dimensão essencial”, disse nota conjunta dos ministérios Relações Exteriores e da Justiça e Segurança Pública.
Os órgãos ainda destacaram que a escolha do nome “representa, ademais, o reconhecimento, pela comunidade internacional, do profissionalismo e da competência da Polícia Federal brasileira no enfrentamento à criminalidade, bem como de sua relevante contribuição ao trabalho da Interpol”.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Motorista embriagada causa batida frontal em Dourados

Polícia Civil investiga morte de idosa de 61 anos com tiros na cabeça em um bar

Ladrão de picanha e preso tomando cervejinha em bar e ameaça policiais em Três Lagoas

Tarado é preso filmando homens no banheiro masculino em atacadista de Dourados

Mulher com recém-nascido no colo é agredida pelo marido e bebê sofre lesão em MS

Genitor é preso após deixar os filhos de 3 e 7 anos bêbados em Rio Verde

Homem assedia mulheres, faz ameaças e atira contra grupo em frente ao Clube de Sargentos

Dupla é presa em flagrante por tráfico e porte ilegal de arma em Costa Rica

Homem com mandado de prisão por estupro de vulnerável em Goiás é preso em Costa Rica
