O relatório da Polícia Federal sobre a tentativa de golpe de estado em 2022 mostrou que o Partido Liberal (PL), sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, chegou a ter posse de um parecer técnico que negava fraude nas urnas eletrônicas, no entanto, decidiu por omitir o documento e contestar na Justiça Eleitoral o resultado do segundo turno das eleições em 2022.
A sigla havia contratado, por R$ 1,5 milhão, o Instituto Voto Legal (IVL) para produzir um estudo que questionasse as urnas eletrônicas brasileiras. Esse parecer, por sua vez, foi produzido pela Gaio Innotech Ltda, do empresário e estatístico Éder Lindsay Magalhães Balbino.
No entanto, o presidente do IVL, Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, optou por esconder as informações levantadas por Éder Balbino e manipular o relatório final apresentado pelo PL na Justiça Eleitoral, com o objetivo de sustentar a tese de fraude nas eleições.
Segundo o relatório da PF, tanto Carlos Rocha, quanto Valdemar Costa Neto e Jair Bolsonaro agiram “de forma dolosa” ao insistirem “na contestação formal do resultado das eleições perante o TSE”.
“Os investigados, mesmo cientes da chance remota de êxito, adotaram a referida estratégia com a finalidade de servir de fundamento para a tentativa de golpe de Estado, que estava em curso”, diz o documento.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Polícia Civil investiga morte de idosa de 61 anos com tiros na cabeça em um bar

Ladrão de picanha e preso tomando cervejinha em bar e ameaça policiais em Três Lagoas

Tarado é preso filmando homens no banheiro masculino em atacadista de Dourados

Mulher com recém-nascido no colo é agredida pelo marido e bebê sofre lesão em MS

Genitor é preso após deixar os filhos de 3 e 7 anos bêbados em Rio Verde

Homem assedia mulheres, faz ameaças e atira contra grupo em frente ao Clube de Sargentos

Dupla é presa em flagrante por tráfico e porte ilegal de arma em Costa Rica

Homem com mandado de prisão por estupro de vulnerável em Goiás é preso em Costa Rica

Soldado do Exército é assaltado a caminho do batalhão em Corumbá
