A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) negou, por unanimidade, o pedido de indulto natalino para Wilgruber Valle Petzold, policial militar envolvido na Operação Trunk, que desarticulou uma quadrilha de contrabando de cigarros e corrupção de policiais no estado.
Petzold foi condenado a 7 anos, 2 meses e 12 dias de prisão por peculato, e 1 ano, 10 meses e 15 dias por falsidade ideológica. Sua defesa solicitou a concessão do indulto natalino com base no Decreto Presidencial nº 11.846/2023, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O relator do caso, desembargador Jonas Hass Silva Júnior, argumentou que Petzold não atendia aos requisitos do decreto. Segundo ele, o policial não havia cumprido a pena mínima exigida de 1/4 para o crime de falsidade ideológica até a data de referência para o benefício, 25 de dezembro de 2023. Além disso, como Petzold também foi condenado por peculato, que é considerado um crime impeditivo, o indulto só seria possível após o cumprimento de 2/3 da pena por esse crime, o que não ocorreu.
A Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) se manifestou contra o pedido de indulto, reforçando a decisão da primeira instância. Atualmente, Petzold recebe uma remuneração fixa de R$ 10.287,04, conforme dados da Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul (Ageprev) - no Portal da Transparência.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Bêbado, homem ameaça a mãe de 66 anos e acaba preso em Dourados

Motorista bêbado é preso após perder controle do carro e sair da pista em Nova Andradina

Motorista embriagada causa batida frontal em Dourados

Polícia Civil investiga morte de idosa de 61 anos com tiros na cabeça em um bar

Ladrão de picanha e preso tomando cervejinha em bar e ameaça policiais em Três Lagoas

Tarado é preso filmando homens no banheiro masculino em atacadista de Dourados

Mulher com recém-nascido no colo é agredida pelo marido e bebê sofre lesão em MS

Genitor é preso após deixar os filhos de 3 e 7 anos bêbados em Rio Verde

Homem assedia mulheres, faz ameaças e atira contra grupo em frente ao Clube de Sargentos
