Menu
Menu
Busca quinta, 06 de março de 2025
Polícia

Polícia investiga denúncia de gados abandonados para morrer às margens do Rio Taquari

Até o momento, 11 animais foram encontrados agonizando perto da água

06 setembro 2024 - 15h24Brenda Assis

Cerca de 11 cabeças de gado foram encontradas sem vida às margens do Rio Taquari, em uma propriedade rural localizada na área conhecida como Tupã, a cerca de 80 km da cidade, durante a tarde de quinta-feira (5). O caso está sendo investigado pela PMA (Polícia Militar Ambiental).

Ainda na tarde de ontem, as equipes receberam uma denúncia anônima sobre o caso. Ao chegar no local, constataram os fatos e fizeram vistorias pela propriedade, porém, não encontraram sal, suplementos, feno ou cochos com água, levando os policiais a acreditar que o gado tenha se dirigido ao rio em busca de água, mas, devido à fraqueza e debilidade, acabou atolando e não conseguiu sair, falecendo às margens do rio.

Investigação em Andamento – Devido à grande extensão da propriedade, não foi possível realizar todo o levantamento ontem. Há a possibilidade de outros animais estarem em situação de maus-tratos. Desde as 5h da manhã de hoje, as equipes estão novamente no local para verificar a existência de mais animais e identificar o proprietário. Até o momento, essa identificação não foi possível, uma vez que o gado não está marcado, e os vizinhos não souberam informar quem seria o responsável pela fazenda.

Para realizar essa investigação, a PMA está recebendo o apoio da IAGRO (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), para conseguir verificar as questões relacionadas à vacinação, identificação do proprietário e, caso outros animais sejam encontrados, avaliando a possibilidade de remoção. No entanto, essa remoção pode ser inviável devido à possível fragilidade dos animais.

Além dos agentes em campo, a PMA está usando drones para fazer a verificação área da área em que os animais foram encontrados, vendo se há outros animais isolados ou em áreas de difícil acesso, como baías do Rio Taquari, além de percorrer os limites da propriedade.

Após a completa apuração dos fatos e a identificação do proprietário, a multa prevista para este tipo de infração é de R$ 3 mil por animal, podendo ser aplicada diariamente caso a infração se prolongue. A pena pode variar de 3 meses a 1 ano de detenção, conforme prevê a legislação.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Casa da Mulher Brasileira, a Deam
Polícia
TJMS irá inaugurar 4ª Vara de Violência Doméstica contra a Mulher na DEAM
Três fuzis, mais de 680 munições e 314 Kg de maconha foram apreendidos pela PRF na Capital
Polícia
Três fuzis, mais de 680 munições e 314 Kg de maconha foram apreendidos pela PRF na Capital
JD1TV: Mulher é presa furtando fios em frente à delegacia de Campo Grande
Polícia
JD1TV: Mulher é presa furtando fios em frente à delegacia de Campo Grande
Foto: Fernando Maia/Riotur
Polícia
Jovem é estuprado por trio durante festa de Carnaval em Campo Grande
Foto: Reprodução/Rádio Caçula
Polícia
Homem usa cooler para espancar esposa na saída de clube em Três Lagoas
Foto: Osvaldo Duarte/Dourados News
Polícia
Professora aposentada morre ao passar mal e ser atropelada por caminhão em Dourados
Simão Victor Ximenes tinha 39 anos e trabalhava na Caixa Econômica Federal
Polícia
Homem que morreu durante caminhada no Parque das Nações era bancário em Campo Grande
Imagem Ilustrativa
Polícia
Entregador de pizza tem moto roubada durante o serviço em Dourados
Foto: Ilustrativa -
Polícia
Idosa cai no golpe do falso médico e perde o marido no mesmo dia em MS
Hospital da Vida
Polícia
Mulher é esfaqueada pelas costas enquanto caminhava em aldeia de Dourados

Mais Lidas

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar atenderam a ocorrência
Polícia
JD1TV: Homem morre ao infartar durante caminhada no Parque das Nações
Simão Victor Ximenes tinha 39 anos e trabalhava na Caixa Econômica Federal
Polícia
Homem que morreu durante caminhada no Parque das Nações era bancário em Campo Grande
Caso foi registrado na Deam
Polícia
Mesmo com filha no colo, mulher apanha do namorado músico em Campo Grande
Foto: Jardim MS News
Polícia
Homem mata irmão e cunhado antes de tirar a própria vida em Jardim