Menu
Menu
Busca sexta, 10 de abril de 2026
Política

Adriane Lopes veta projeto que aumentaria transparência em contratos e convênios

A prefeita se baseou em parecer jurídico que apontou inconstitucionalidade e vício de iniciativa

06 março 2026 - 13h13Vinícius Santos

A prefeita Adriane Lopes (PP) vetou o Projeto de Lei nº 11.934/2025, aprovado pelos vereadores, que obrigava a prefeitura a manter e disponibilizar no Portal da Transparência todos os documentos de contratos, convênios e acordos encerrados.

Com o veto, a medida que aumentaria a visibilidade sobre gastos e contratos da administração municipal fica sem efeito — ao menos por enquanto, já que a mensagem de veto do Executivo ainda deve ser analisada pela Câmara Municipal.

Ao decidir vetar a proposta, de autoria do vereador Marquinhos Trad (PDT), a prefeita se baseou em parecer jurídico apontando que há vício de iniciativa, por violação à reserva do Executivo para dispor sobre a organização e o funcionamento da Administração.

O parecer expõe que o veto se justifica porque a criação, por lei, de programas obrigatórios, estruturas permanentes e fluxos detalhados de trabalho, com impacto em pessoal e TI, tem sido considerada invasiva da esfera de gestão do Executivo.

Esclarece ainda que, diferente da justificativa apresentada no projeto, a implementação dessa obrigação demandaria ampliação expressiva da infraestrutura de tecnologia da informação, bem como alocação ou contratação de pessoal técnico para digitalização, indexação, organização, publicação e manutenção do repositório, configurando, portanto, despesa obrigatória de caráter continuado.

O documento alega também que, no presente caso, o projeto não foi instruído com qualquer estudo de impacto financeiro, nem assegura fontes de recursos para sua implementação progressiva.

Na mensagem à Câmara, a prefeita descreve que a única medida considerada plausível é o veto total, que deve ser acatado pelo Legislativo, não restando outra alternativa para a manutenção da decisão, visto que o projeto de lei é plenamente inconstitucional, não podendo ser aproveitado em parte, impondo-se, em consequência, o seu veto total.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Reportar Erro
UNIMED Corrida - Abr26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Flávio Bolsonaro durante discurso
Política
Flávio Bolsonaro repete lema do pai na abertura da Expogrande com crítica ao governo atual
Deputado Beto durante o plenário
Política
Câmara aprova PEC que garante piso de financiamento para o Sistema Único de Assistência Social
Ministra Cármen Lúcia
Política
Cármen Lúcia antecipa saída do TSE e abre caminho para Nunes Marques presidir a Corte Eleitoral
Audiência pública sobre privatização da saúde da Capital acontece nesta sexta-feira
Política
Audiência pública sobre privatização da saúde da Capital acontece nesta sexta-feira
Fachada da Assembleia Legislativa
Política
Assembleia analisa criação do Dia da Advocacia Criminalista
Conselho Estadual de Pastores de Mato Grosso do Sul - Foto: Reprodução
Política
Conselho de Pastores de MS convoca nova eleição em meio a vacância e erros em atas
Paulo Duarte, Lia e Caravina durante evento da sigla com Azambuja
Política
Diretório estadual do PSDB terá Caravina, Paulo Duarte e Lia Nogueira no comando
Casos graves ou potencialmente graves devem ter decisão regulatória em até uma hora
Política
SES cria fluxo emergencial para casos graves de chikungunya em MS
Flávio Bolsonaro ao lado do deputado federal Rodolfo Nogueira
Política
Flávio Bolsonaro participa de abertura da Expogrande nesta quinta-feira
Assembleia
Política
Deputados votam regra para barrar fidelização em contratos de serviços

Mais Lidas

Residencial Nova Bahia terá 80 apartamentos
Cidade
Prazo para inscrições do Residencial Nova Bahia é prorrogado, após sorteio ser adiado
Movimentação policial no local - Foto: WhatsApp / JD1
Polícia
AGORA: Homem é baleado em atentado no bairro Guanandi e levado ao Hospital Regional
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 7/4/2026
Comportamento
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 7/4/2026
Delegacia de Iguatemi
Interior
Mulher é presa após agredir mãe de 63 anos em Iguatemi