O prefeito Alcides Bernal, mais os ex-prefeitos Nelson Trad Filho e Gilmar Olarte vão responder por uma ação de improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público Estadual (MPE), por irregularidades encontradas no Aterro de Entulho do Jardim Noroeste. Segundo o órgão, os gestores descumpriram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Além deles, os funcionários públicos Moacir Lima da Silva e Edson Melo Ferreira também são alvo da ação, por apropriação indevida do material arenoso da escavação do aterro.
Em 25 de dezembro de 2008, o MPE instaurou um inquérito para apurar irregularidades no aterro, devido ao descarte de materiais indevidos e exploração ilegal de arenito. As investigações confirmaram que ele estava irregular, o que levou o MPE, em 20 de setembro de 2010, a firmar um TAC com o então prefeito Nelson Trad Filho. Em 06 de maio de 2011, foi verificado que o Município não cumpriu com as obrigações. Assim, em 01 de julho de 2011, o órgão ingressou com mais uma ação contra a Prefeitura.
No entanto, desde o ajuizamento da ação, cinco anos se passaram sem o cumprimento do acordo. Segundos vistorias realizadas, foram verificadas a inexistência de licença ambiental para o desenvolvimento das atividades; que não há controle de entrada de pessoas e veículos; reconhecimento, pelo próprio Município, de queimadas na área feita por vândalos; queimada de resíduos a céu aberto; grande quantidade de resíduos não permitidos no aterro de entulho, como produtos eletrônicos, pneus, móveis, lâmpadas fluorescentes e até resíduos considerados perigosos; e utilização da área para moradia, com o despejamento de esgoto doméstico sem qualquer tratamento.
Segundo o MPE, o descumprimento do TAC pela Prefeitura vem ocorrendo desde o término dos prazos estabelecidos para o cumprimento das obrigações, ou seja, desde janeiro de 2011, sem que os prefeitos tentassem resolver os problemas.
Já em julho de 2008, Moacir Lima da Silva e Edson Melo Ferreira, na época funcionários municipais responsáveis pelo Aterro, retiraram material arenoso para uso particular. Inclusive, eles utilizaram caminhão da Prefeitura para o transporte do material.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Dino vai ao RN acompanhar ações contra atentados criminosos

Com ministra, Riedel reafirma compromisso com "paz no campo"

Após cirurgias no coração, Zeca do PT recebe alta e volta para casa

Ministro do Meio Ambiente norueguês visita o Brasil para discutir o Fundo Amazônia

Nas redes sociais, presidente Lula lamenta morte de Amarildo Cruz

Mundo político entra em luto pela morte de Amarildo Cruz

Gleice Jane, de Dourados, assume lugar de Amarildo na Assembleia

MS discute planejamento e investimentos em Fórum Nacional

Vander comandará frente parlamentar Brasil - China
