Menu
Menu
Busca sexta, 13 de fevereiro de 2026
Águas Guariroba - Fev26
Política

Assembleia aprova envio de ofício ao STJ para impeachment de conselheiros do TCE-MS

A Casa de Leis tem até 10 dias para encaminhar o pedido ao Supremo

12 setembro 2024 - 12h34Sarah Chaves

Em votação simbólica, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), aprovou nesta quarta-feira (11)o envio do ofício com o pedido de abertura do procedimento de impeachment contra três conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS).

O pedido para que o ofício fosse enviado ao presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Antonio Herman de Vasconcellos e Benjamin, foi feito pela Comissão Temporária de Representação para Acompanhamento do inquérito, integrada pelos deputados estaduais, Coronel David, Antonio Vaz e Lia Nogueira, solicitando a abertura formal do processo de impeachment dos conselheiros.

Os conselheiros Iran Coelho das Neves, Ronaldo Chadid e Waldir Neves Barbosa estão afastados de suas funções, sob acusações de envolvimento em um esquema de corrupção que teria desviado mais de R$ 100 milhões, investigado nas operações Mineração de Ouro e Terceirização de Ouro.

De acordo com os deputados, a ausência dos conselheiros titulares, afastados desde dezembro de 2022, tem gerado instabilidade nas decisões do órgão. A Casa de Leis tem até 10 dias para encaminhar o pedido ao STJ.

A expectativa agora é que o STJ dê andamento ao pedido de impeachment, em um processo que poderá redefinir o futuro da gestão pública no Estado. “Atualmente, o TCE-MS está operando com auditores substitutos, que, apesar de qualificados, não possuem a prerrogativa de conselheiros titulares, o que causa insegurança jurídica nos julgamentos. Nossa comissão entende que o impeachment dos conselheiros afastados é necessário para garantir o retorno à normalidade e à segurança institucional que a população de Mato Grosso do Sul exige”, destacou Coronel David.

O pedido de impeachment é sustentado em diversos dispositivos legais, como o artigo 105, inciso I, alínea “a” da Constituição Federal, o artigo 11, inciso I do Regimento Interno do STJ, e na Lei 1.079/1950, que trata dos crimes de responsabilidade. Entre as ações mencionadas estão as ações penais 1057 DF e 1058 DF, além do Inquérito 1697 DF, que envolvem diretamente os conselheiros.

Posicionamento do TCE

Na primeira semana de setembro, o TCE/MS emitiu uma nota sobre a competência dos Conselheiros Substitutos, denominados Auditores Substitutos de Conselheiro, para a função de julgar contas.

"[...]O Conselheiro Substituto, ora Auditor Substituto de Conselheiro, exerce a atribuição da judicatura, e tem, adicionalmente, a função de substituir os Conselheiros titulares nos casos de vacância, férias, impedimentos, licenças e outros afastamentos legais. Já o cargo de Auditor de Controle Externo tem a atribuição específica de realizar análise de contas e fiscalização contábil, financeira, operacional e patrimonial; acompanhamento das receitas; análise dos atos de admissão de pessoal e das concessões de aposentadorias, reformas e pensões; procedimentos licitatórios e contratos administrativos; acompanhamento de obras e serviços; bem como realização de auditorias e inspeções. Pela leitura constitucional, os Conselheiros Substitutos formam o quadro de magistrados do Tribunal de Contas e ostentam plena capacidade para exercer de modo eficaz, seguro e imparcial a função inerente à judicatura fiscal, da qual não podem ser alijados sem justo motivo, como já afirmado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na ADI n° 1.994-5 [...]".

 

Reportar Erro
UNIMED

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ministros - Foto: Reprodução / Flickr / STF
Justiça
'Linha dura', André Mendonça assume caso Master após saída de Toffoli
Papy
Política
Câmara de Campo Grande marca votação de nova lei do Prodes para a próxima quinta-feira
Senador Nelsinho Trad
Política
Nelsinho Trad confirma votação de acordo Mercosul-União Europeia para o dia 24
Lula tem compromissos internacionais
Política
Itamaraty detalha viagem de Lula à Índia e à Coreia do Sul
Foto: Izaias Medeiros
Política
Câmara vota projeto que amplia divulgação no Portal da Transparência
Deputados durante sessão plenária da Assembleia Legislativa
Política
Projeto cria lista pública de condenados por violência doméstica em MS
Senadores Flávio Bolsonaro e Tereza Cristina
Política
Cotada para vice de Flávio, Tereza Cristina diz que é cedo para confirmar articulação
Nelsinho assumiu debate nesta quarta-feira, dia 11
Política
Acordo entre Mercosul e União Europeia avança e pode beneficiar agro de MS
Deputado Gerson Claro
Política
Alexandre Magno é homenageado na Assembleia após assumir vaga no CNMP
Polícia Civil - Delegacia de Glória de Dourados
Polícia
Após descobrir que era amante, mulher sofre ameaça de vereador em Glória de Dourados

Mais Lidas

Polícia Civil - Delegacia de Glória de Dourados
Polícia
Após descobrir que era amante, mulher sofre ameaça de vereador em Glória de Dourados
Equipes da Polícia Militar fazem o isolamento do local
Polícia
AGORA: Com sinais de violência, homem é encontrado morto no centro da Capital
Câmera dentro do banheiro feminino da escola
Polícia
Câmera é encontrada em banheiro feminino de escola e levanta suspeitas na Capital
VÍDEO: Empresária grava marido com vestido e loja do Noroeste vira assunto na internet
Geral
VÍDEO: Empresária grava marido com vestido e loja do Noroeste vira assunto na internet