O recuo do senador Blairo Maggi, que desprezou convite da Casa Civil para ser ministro, coloca um nome de MS com razoáveis chances de ser ministro, o do deputado Edson Giroto. Ex-secretário tanto do município quanto de estado por treze anos, Giroto esta dentro do perfil ideal desejado pela presidenta Dilma Roussef.
Ele é técnico gabaritado, com vasto conhecimento sobre a pasta que vai assumir.O conhecimento técnico do deputado, levou o a ser um dos elaboradores do Plano Nacional de Logística de Transportes, que norteara a política nacional para o setor nas próximas décadas.
Se confirmado seu nome, Giroto passara a ser membro do fechado clube de nomes da órbita estadual, que alcançaram a condição de ministro, algo difícil politicamente, pelo naniquismo de nossa representação congressual.
Oriundos de Mato Grosso do Sul, foram ministros até hoje apenas Ramez Tebet na Integração Nacional e Delcidio Amaral de Minas e Energia.Wilson Fadul por exemplo também exerceu o cargo, mas pelo antigo Mato Grosso A questão deve ser decidida esta semana.
A nomeação se confirmada, abre novas possibilidades na política de MS, inclusive na sucessão municipal de 2012.Afeito aos assuntos da pasta, Giroto teria tudo para se firmar no cargo, e ganhar desenvoltura.
Em seu primeiro teste nas urnas, ele teve votação consagradora, próximo dos 150.000 votos para deputado federal.Das opções apresentadas pelo PR a presidenta Dilma, é a única a reunir qualidades de natureza técnico e política.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira


Edson Giroto 




