O candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL) planeja reproduzir o trabalho do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) de Mato Grosso do Sul nas divisas do Brasil com 10 países.
A polícia especializada de fronteira foi criada há 31 anos em Mato Grosso do Sul para combater crimes do narcotráfico nas divisas com o Paraguai e a Bolívia. Mais de 450 toneladas de drogas foram retiradas de circulação em três décadas de trabalho.
Em vídeo divulgado na internet, Bolsonaro afirma ter um plano de segurança para o país “baseado no DOF, da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, sediado na cidade de Dourados”. “Eles fazem um excelente trabalho na fronteira”, atesta o presidenciável.
Bolsonorado conheceu as estruturas do DOF em fevereiro deste ano. À época, o Departamento batia recordes de apreensões de cigarros, drogas e ilícitos. Só em 2017 foram apreendidas toneladas de maconha, cocaína, armas de fogo, munições, cigarros contrabandeados, agrotóxicos e pneus, além de veículos com registros de roubo e furto.
Atualmente, 51 cidades sul-mato-grossenses são monitoradas pelos policiais militares do DOF. A equipe tem presença efetiva em 730 quilômetros de fronteira seca, dos mais de 1.500 quilômetros de divisas com Paraguai e Bolívia.
O DOF atua nas rodovias estaduais no combate aos crimes e contravenções. Entre os mais recorrentes estão: tráfico de drogas, furto e roubo de veículos, cumprimento de mandados de prisão, contrabando e descaminho.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

TSE mantém cassação de deputada que usou verba eleitoral para harmonização facial em 2022

Após mais de 3 anos de tramitação, TSE cassa governador de Roraima

Primeiro encontro do Republicanos em MS reúne lideranças e traça metas para 2026

Congresso derruba veto de Lula e mantém PL da Dosimetria

Verruck aposta em perfil técnico para não ser "baixo clero" na Câmara Federal

TRE mantém atendimento no feriado e fim de semana para eleitores se regularizarem

Bancada de MS reage à rejeição inédita de Jorge Messias ao STF

Simone Tebet lidera disputa pelo Senado em São Paulo, aponta Quaest

Senado rejeita indicação de Jorge Messias ao STF após reviravolta no plenário


DOF atua nas rodovias estaduais no combate aos crimes e contravenções (Divulgação)



