Menu
Menu
Busca sábado, 28 de fevereiro de 2026
Gov Dá para chegar lá - Fev25
Política

Brasil condena ataques dos EUA e Israel ao Irã

Itamaraty diz que negociação é o único caminho viável para a paz

28 fevereiro 2026 - 12h11Luiz Vinicius, com informações da Agência Brasil

O governo do Brasil condenou os ataques dos Estados Unidos e de Israel contra o Irã, neste sábado (28). Em nota, o Ministério das Relações Exteriores expressou grave preocupação com a situação e lembrou que os bombardeios ocorreram em meio a um processo de negociação entre as partes.

Para o Itamaraty, a negociação é o único caminho viável para a paz, “posição tradicionalmente defendida pelo Brasil na região”.

“O Brasil apela a todas as partes que respeitem o Direito Internacional e exerçam máxima contenção, de maneira a evitar a escalada de hostilidades e a assegurar a proteção de civis e da infraestrutura civil”, diz a nota.

O embaixador do Brasil em Teerã, André Veras Guimarães, está em contato direto com a comunidade brasileira, para transmitir atualizações sobre a situação e orientações de segurança. As demais embaixadas brasileiras na região também acompanham os desdobramentos das ações militares, “com particular atenção às necessidades das comunidades brasileiras nos países afetados”.

“Recomenda-se aos brasileiros que estejam atentos às orientações de segurança das autoridades locais nos países onde morem ou se encontrem”, alertou o Itamaraty.

Israel lançou um ataque contra o Irã no início da manhã deste sábado (28), declarando estado de emergência "especial e imediato" em todo o país, de acordo com informações da agência de notícias Reuters. 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também confirmou "grandes operações de combate" no Irã com o objetivo de defender o povo americano, "eliminando ameaças iminentes do regime iraniano".

Na quinta-feira (26), Irã e Estados Unidos haviam retomado as negociações com o objetivo de encontrar uma solução diplomática para a longa disputa sobre o programa nuclear iraniano. Estados Unidos, Israel e outros países ocidentais afirmam que o programa visa a construção de armas nucleares. O Irã nega a acusação.

Reportar Erro
Sao Julião - Dr Cury

Deixe seu Comentário

Leia Também

Governo derruba alta de imposto para smartphones e eletrônicos
Economia
Governo derruba alta de imposto para smartphones e eletrônicos
Senadora Tereza Cristina
Política
PP não terá candidato ao Senado por MS, diz Tereza Cristina
Sessão da CPI do INSS que aprovou quebra de sigilo de Lulinha
Política
Alcolumbre vai analisar pedido para anular decisão que envolve Lulinha na CPMI do INSS
Plenário do Tribunal Superior Eleitoral
Política
Nova regra do TSE protege cota feminina no fundo eleitoral
Ônibus de viagem - Foto: Cleidiomar Barbosa
Política
Câmara aprova isenção de taxa da ANTT para empresas de ônibus afetadas pela pandemia
Isa Jane Marcondes - Foto: Câmara Municipal de Dourados
Interior
Promotor alerta para excessos e impõe limites à atuação de vereadora em Dourados
Câmara vota política de proteção a profissionais da saúde e analisa vetos
Política
Câmara vota política de proteção a profissionais da saúde e analisa vetos
Sessão plenária na Assembleia Legislativa de MS
Política
ALEMS vota inclusão de eventos culturais e esportivos no calendário estadual
Imagem Ilustrativa
Política
Estupro: CCJ aprova vulnerabilidade absoluta para menor de 14 anos
Senadora Tereza Cristina
Política
Tereza Cristina anuncia que será relatora do acordo Mercosul-UE no Senado

Mais Lidas

Homem não pagava pensão há dois anos
Polícia
Homem fica dois anos sem pagar pensão e acaba preso em Campo Grande
Famílias de MS recebem o Bolsa Família
Economia
Caixa paga parcela do Bolsa Família a beneficiários do NIS final 9 nesta quinta
Hospital Adventista do Pênfigo - Foto:  Encyclopedia Adventist
Saúde
MPMS vê irregularidades sanitárias no Hospital do Pênfigo e cobra providências
A vítima estava caída em uma árvore, na calçada da Rua Vinte e Quatro de Outubro
Polícia
AGORA: Homem é encontrado morto debaixo de árvore em Campo Grande