A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (8), o Projeto de Lei (PL) 3.141/2023, que que cria o Programa Cartão Reconstruir, para auxiliar famílias afetadas por desastres naturais.
O projeto, de autoria do senador Sérgio Petecão (PSD-AC), tem como finalidade conceder subsídio para a compra de materiais de construção destinados à reforma, ampliação ou conclusão de unidades habitacionais afetadas por desastres, como as chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul.
Segundo o texto, o uso do cartão será restrito aos locais em que forem reconhecidas situações de emergência ou calamidade pública, e para participar do programa, será necessário que o beneficiário seja registrado no Cadastro Único (CadÚnido), seja proprietário, possuidor ou detentor de imóvel residencial em área atingida por desastre e ser maior de 18 anos ou emancipado.
Ainda de acordo com o projeto, terão prioridade de atendimento as famílias com pessoas que morreram ou se tornaram inválidas em decorrência da calamidade ou que tenham pessoas com deficiência e idosos, e famílias de menor renda ou cujo responsável pela subsistência seja mulher.
Com o relatório favorável do senador Weverton (PDT-MA), o texto agora segue para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em decisão terminativa.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Campo Grande realiza 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres

Beto Pereira defende que culpados pelo rombo do INSS devolvam valores

Perícia conclui que pen drive encontrado em casa de Bolsonaro é irrelevante para investigação

Setor de pescados brasileiro pede linha de crédito emergencial para enfrentar tarifaço

Eduardo Bolsonaro descarta renúncia

Eduardo aumenta ilícitos após tornozeleira em Bolsonaro, diz Moraes

Lula condena sanções dos EUA a Moraes e aliados do STF

Capital recebe dois tratores do Governo Federal

EUA revogam visto de Moraes e "aliados na Corte"
