A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (8), o Projeto de Lei (PL) 3.141/2023, que que cria o Programa Cartão Reconstruir, para auxiliar famílias afetadas por desastres naturais.
O projeto, de autoria do senador Sérgio Petecão (PSD-AC), tem como finalidade conceder subsídio para a compra de materiais de construção destinados à reforma, ampliação ou conclusão de unidades habitacionais afetadas por desastres, como as chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul.
Segundo o texto, o uso do cartão será restrito aos locais em que forem reconhecidas situações de emergência ou calamidade pública, e para participar do programa, será necessário que o beneficiário seja registrado no Cadastro Único (CadÚnido), seja proprietário, possuidor ou detentor de imóvel residencial em área atingida por desastre e ser maior de 18 anos ou emancipado.
Ainda de acordo com o projeto, terão prioridade de atendimento as famílias com pessoas que morreram ou se tornaram inválidas em decorrência da calamidade ou que tenham pessoas com deficiência e idosos, e famílias de menor renda ou cujo responsável pela subsistência seja mulher.
Com o relatório favorável do senador Weverton (PDT-MA), o texto agora segue para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em decisão terminativa.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Vander e Kemp são eleitos para presidir o PT no Estado e na Capital

Celso Abrantes vence eleição em Bandeirantes e assume prefeitura até 2028

Ex-prefeito não infringiu a Lei Eleitoral ao instituir transporte gratuito em Ribas

Capital sedia Audiência Pública sobre futuro da educação com presença de Tabata Amaral

Dia Estadual do Líder Comunitário passa a ser comemorado em 5 de maio em MS

Lei estadual institui divulgação obrigatória do protocolo "Não é Não" no Estado

CCJ da Câmara aprova projeto de castração química

Arara-azul é oficializada como ave símbolo de Mato Grosso do Sul

Lula confirma intenção de disputar reeleição em 2026 e defende relação com Congresso
