Menu
Menu
Busca segunda, 15 de dezembro de 2025
Sebrae Cidade empreendedora - Dez25
Política

Isenção de impostos para igrejas avança no Congresso

Projeto foi aprovado em comissão e tem apoio do governo e oposição

27 fevereiro 2024 - 16h41Pedro Molina     atualizado em 27/02/2024 às 17h54

Uma comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (27), o Projeto de Emenda à Constituição (PEC) 5/23, que amplia a imunidade tributária para templos religiosos. O projeto deve seguir para votação no plenário da Casa.

Parlamentares esperam que, ainda nesta terça-feira, o texto siga para o plenário e seja aprovado, já que conta com apoio do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além da oposição. O pedido de votação deverá ser reforçado ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), em reunião com lideranças ainda hoje.

O texto, de autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), amplia a isenção de impostos para a aquisição de bens e serviços “necessários à formação do patrimônio, à geração de renda e prestação de serviços” por templos religiosos.

Inicialmente, o PEC ampliava a isenção para partidos políticos e sindicatos, no entanto, acabaram sendo retirados após um acordo com o governo para que o Ministério da Fazenda não sofra tantos danos com a perda de arrecadação.

Com a aprovação da PEC, o governo deixaria de arrecadar cerca de R$ 1 bilhão. Apesar disso, Crivella apontou que o governo não terá perda. “O governo não vai ter perda nenhuma. A tendência é zerar o IPI e criar o IS, o imposto sobre as coisas que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Portanto, as atividades das igrejas já não seriam taxadas com o IPI. A perda do governo é praticamente zero”, defendeu.

Por se tratar de de uma mudança na Constituição, a proposta precisa ser aprovada  em dois turnos no plenário da Câmara, com ao menos 308 votos dos 513 parlamentares nas duas votações. Após a aprovação, que já é prevista, ela seguirá para o Senado Federal, que ainda não definiu uma data para votação.

 

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
Cartorio - Dez25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'
Política
Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'
Carla Zambelli, ex-deputada federal
Política
Zambelli renuncia e encerra impasse entre Câmara e STF
Anúncio após plenária Estadual
Política
Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo
Presidente do Senado garantiu que proposta orçamentária vai a Plenário assim que for aprovada na CMO
Política
Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana
Adilson Barroso e Heloísa Helena
Política
Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara
Presidente nacional do PT, Edinho Silva
Política
Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado
Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon
Política
Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon
Dinheiro /
Justiça
Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda
Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP)
Política
Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato
Carlos Bolsonaro
Política
Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro

Mais Lidas

Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
Cidade
Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
O município recebeu três mil unidades e tem registrado alta procura
Saúde
Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos
Leonir foi preso pelo feminicídio da companheira
Polícia
Preso pelo feminicídio de Angela deixa hospital e vai para prisão em Campo Grande
SUV ficou completamente destruída no acidente
Trânsito
Mulher e criança morrem em grave acidente entre três veículos na BR-487, em Itaquiraí