A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (17), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 76-2019, que tem como objetivo garantir autonomia da Polícia Científica ao incluir o órgão no rol das instituições de segurança pública.
Essa mudança, no entanto, não é novidade em Mato Grosso do Sul, que já garante a autonomia do órgão por meio do art. 35 da ADCT da Constituição Estadual. Apesar de estar desvinculada há mais de 18 anos da Delegacia-Geral de Polícia, ainda era necessária que isso fosse regulamentado por lei complementar própria.
Francisco Orlando, presidente do SINPOF/MS (Sindicato dos Peritos Oficiais Forenses de MS), está em Brasília, ao lado do Diretor Financeiro do sindicato, Paulo Márcio, desde segunda-feira (15), para acompanhar a votação.
“Esse é um grande passo para continuarmos nossa luta para a inclusão da Polícia Científica na Constituição, que garantirá definitivamente a sua autonomia e seu trabalho imparcial e com independência”, comemorou Orlando. “Devemos continuar atentos e mobilizados para os próximos trâmites que ainda têm um longo caminho até a promulgação”, frisou.
Com sua aprovação na CCJ, a PEC seguirá para a o plenário do Senado em dois turnos de votação. Após sua aprovação, ela segue para a Câmara dos Deputados, onde aguardará o parecer da CCJ ou Comissão de Segurança Pública, e caso seja aprovada nas comissões, segue para o plenário da Casa, onde também haverá dois turnos de votação.
Caso seja aprovada na Câmara, a PEC será promulgada, já que não depende de aprovação presidencial.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

VÍDEO - 'Você vai morrer': Deputada do PT recebe ameaças de morte em Dourados

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência







