A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (17), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 76-2019, que tem como objetivo garantir autonomia da Polícia Científica ao incluir o órgão no rol das instituições de segurança pública.
Essa mudança, no entanto, não é novidade em Mato Grosso do Sul, que já garante a autonomia do órgão por meio do art. 35 da ADCT da Constituição Estadual. Apesar de estar desvinculada há mais de 18 anos da Delegacia-Geral de Polícia, ainda era necessária que isso fosse regulamentado por lei complementar própria.
Francisco Orlando, presidente do SINPOF/MS (Sindicato dos Peritos Oficiais Forenses de MS), está em Brasília, ao lado do Diretor Financeiro do sindicato, Paulo Márcio, desde segunda-feira (15), para acompanhar a votação.
“Esse é um grande passo para continuarmos nossa luta para a inclusão da Polícia Científica na Constituição, que garantirá definitivamente a sua autonomia e seu trabalho imparcial e com independência”, comemorou Orlando. “Devemos continuar atentos e mobilizados para os próximos trâmites que ainda têm um longo caminho até a promulgação”, frisou.
Com sua aprovação na CCJ, a PEC seguirá para a o plenário do Senado em dois turnos de votação. Após sua aprovação, ela segue para a Câmara dos Deputados, onde aguardará o parecer da CCJ ou Comissão de Segurança Pública, e caso seja aprovada nas comissões, segue para o plenário da Casa, onde também haverá dois turnos de votação.
Caso seja aprovada na Câmara, a PEC será promulgada, já que não depende de aprovação presidencial.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'

Zambelli renuncia e encerra impasse entre Câmara e STF

Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato








