A convenção Nacional do PSDB para definir a fusão com o Podemos e futuras federações com partidos como Republicanos e PSD acontece nesta quinta-feira (5) em Brasília, e deve contar com a presença do ex-governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, líder regional da sigla e do governador Eduardo Riedel.
A definição do que vai acontecer impacta diretamente não apenas a polícia nacional, mas local também, pois, se confirmada a fusão, vereadores da Capital podem ter uma 'janela' de 30 dias para mudar de partido, ou esperar até 2028. Mesmo assim, a maioria já adiantou que seguirão os líderes, Reinaldo e Riedel. Se o PSDB seguir apenas uma federação e não uma fusão, os vereadores não têm abertura para mudar de partido.
Já os deputados que não ficarem satisfeitos podem aproveitar a janela para mudar de partido em 2026. Enquanto isso, especula-se que Reinaldo Azambuja possa ir para o PL e disputar o Senado, o que não é bem visto por alguns parlamentares da sigla. No entanto, qualquer definição será pautada após a convenção.
Além das alianças imediatas, o partido deve tratar ainda as propostas de reforma do Programa e do Estatuto e sobre a coalizão, defendida por Michel Temer, para apoiar um candidato em 2026 que fuja dos extremos. Um dos nomes cotados nesse estudo de coalização é do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
O objetivo da política nacional é diminuir os atuais 29 partidos para cerca de 10 a 15.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Lula adia pronunciamento em rede nacional sobre tarifa de Trump

JD1TV: Novo presidente do PT-MS, Loubet quer "fortalecimento da base militante"

Congresso reage à tarifa de 50% imposta por Trump ao Brasil e avalia retaliação

Riedel sanciona lei que assegura proteção a beneficiários com TEA em planos de saúde

Câmara aprova reajuste de 9% para militares das Forças Armadas

Brasil "segura" até agosto resposta a tarifaço

Janja usa termo 'vira-latas' após jornalistas perguntarem sobre Lula e Trump

Por unanimidade, Papy é reeleito na Câmara Municipal

Reajuste salarial do prefeito de Naviraí é suspenso pela Justiça
