O Projeto de Lei 172/2025, de autoria do deputado Gerson Claro (PP), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), foi aprovado na quarta-feira (28) e determina que a arrecadação proveniente de multas de trânsito passe a custear o Programa Estadual CNH MS Social.
Na prática, a nova lei altera o artigo 9º da Lei Estadual nº 5.806, de 16 de dezembro de 2021, incluindo a receita de multas de trânsito como fonte de financiamento do programa, em conformidade com o artigo 320 do Código de Trânsito Brasileiro.
A iniciativa tem como objetivo adequar a legislação estadual à Lei Federal nº 15.153, de 26 de junho de 2025, que modificou o CTB para autorizar expressamente a aplicação das multas no custeio do processo de habilitação de condutores de baixa renda.
Para o presidente da ALEMS, a medida garante a sustentabilidade e a expansão do CNH MS Social. "Oferecer essa ferramenta significa uma transformação concreta na vida das pessoas. A habilitação é, para muitos, o passaporte para a dignidade, a porta de entrada para o mercado de trabalho formal e a chave para a autonomia, impulsionando a economia local e promovendo a inclusão social de forma direta e efetiva", destacou Gerson Claro no projeto.
O projeto aprovado segue agora para o expediente, devendo ser levado ao crivo do governador Eduardo Riedel (PP), que poderá sancionar ou vetar a proposta.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

VÍDEO - 'Você vai morrer': Deputada do PT recebe ameaças de morte em Dourados

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência


Gerson Claro, presidente da Assembleia Legislativa - (Foto: Luciana Nassar)




