Os deputados devem votar, na manhã desta terça-feira (14), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) quatro projetos pautados na Ordem do Dia, sendo que a proposta do deputado estadual Pedrossian Neto (PSD), que declara a região de Tarapacá, Norte do Chile, Estado Irmão de Mato Grosso do Sul será analisada em discussão única.
Como Estados Irmãos, Mato Grosso do Sul e Tarapacá poderão assinar acordos, intercâmbios e convênios de cooperação unilateral e/ou bilateral, tanto no âmbito político, socioeconômico, empresarial e turístico, como no âmbito didático, técnico-científico e cultural.
Pedrossian Neto defende que o Chile é um país associado ao Mercosul, bloco econômico também integrado pelo Brasil. "As relações entre o Brasil, especificamente o Estado de Mato Grosso do Sul com o Chile envolve a Região de Tarapacá, a qual se divide em duas províncias: El Tamarugal e Iquique, em razão de intenções recíprocas de estreitar relações comerciais entre a Região de Taparacá no Chile e o Estado de Mato Grosso do Sul, fazendo do Porto de Iquique uma porta de saída dos produtos locais para o mercado asiático, pela Rota Bioceânica"
Também em discussão única, deve ser votado o Projeto de Lei 68/2024, da deputada Mara Caseiro (PSDB), que declara de Utilidade Pública Estadual a "Associação Lions Clube de Naviraí" em Naviraí. E o Projeto de Lei 77/2024, do deputado Caravina (PSDB), declara de Utilidade Pública Estadual a Associação Amor Pela Vida Um Gesto de Amor, com sede em Campo Grande.
De acordo com o projeto, a instituição com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e que se destaca pelas seguintes ações: promoção da assistência social, cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico; promoção do direito à saúde, com fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, nutrição e odontologia.
Também será votado o Projeto de Lei 70/2024, do Poder Judiciário, que denomina o edifício do Fórum da comarca de São Gabriel do Oeste. A homenagem é ao magistrado Ricardo César Carvalheiro Galbiati (em memória), em razão do tempo em que foi magistrado naquela comarca e reconhecimento aos notáveis serviços prestados ao Poder Judiciário sul-mato-grossenses.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Riedel destaca integração entre educação e mercado de trabalho em evento do Sesi

Lula lidera disputa presidencial contra nomes da direita, mas empata com Bolsonaro, diz pesquisa

Assembleia Legislativa de MS inaugura usina solar

Prefeitura pede na Justiça suspensão do reenquadramento da saúde por impacto financeiro

Assembleia vota LDO de R$ 27 bi para 2026 e PL de proteção às mulheres

Maquiadores contratados como secretários geram repercussão no gabinete de Erika Hilton

MS fica em 1º lugar em ranking que mostra taxa de investimentos

Candidato a eleição em Bandeirantes precisará trocar de vice para concorrer

Deputados votam projeto para que Estado use recursos como garantia em contratos de PPP
