O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indicou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda pode enfrentar questionamentos por causa do enredo da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que fará homenagem a ele no desfile. A informação foi divulgada pelo analista Teo Cury, da CNN, no programa Novo Dia.
Embora o tribunal não tenha impedido a apresentação, a decisão trouxe alertas. A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, comparou a situação a uma “areia movediça”, afirmando que há risco caso o evento seja interpretado como propaganda eleitoral antecipada.
Segundo Cury, a decisão foi positiva para a escola, já que evitou interferência no desfile. No entanto, pode gerar problemas para o presidente se, futuramente, o TSE entender que houve promoção eleitoral fora do período permitido por lei.
O processo não foi encerrado. A ação continua aberta e pode ser retomada caso algum partido político apresente novo pedido ao tribunal. Se isso ocorrer, o Ministério Público Eleitoral deverá se manifestar antes de qualquer decisão.
Os ministros destacaram que barrar o desfile poderia ser visto como censura. Por outro lado, reforçaram que Lula é pré-candidato à reeleição e que a legislação estabelece um calendário específico para campanha. Caso o evento seja considerado propaganda antecipada, o presidente pode ser alvo de multa.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

'Linha dura', André Mendonça assume caso Master após saída de Toffoli

Câmara de Campo Grande marca votação de nova lei do Prodes para a próxima quinta-feira

Nelsinho Trad confirma votação de acordo Mercosul-União Europeia para o dia 24

Itamaraty detalha viagem de Lula à Índia e à Coreia do Sul

Câmara vota projeto que amplia divulgação no Portal da Transparência

Projeto cria lista pública de condenados por violência doméstica em MS

Cotada para vice de Flávio, Tereza Cristina diz que é cedo para confirmar articulação

Acordo entre Mercosul e União Europeia avança e pode beneficiar agro de MS

Alexandre Magno é homenageado na Assembleia após assumir vaga no CNMP


O carnavalesco Tiago Martins e o presidente da Acadêmicos de Niterói, Wallace Palhares, posam com presidente Lula (Acadêmicos de Niterói/Instagram)



