Termina nesta sexta-feira (3), seis meses antes do 1º turno das Eleições 2020, o prazo para que os vereadores que pretendem disputar as Eleições Municipais deste ano para o mesmo cargo ou para o cargo de prefeito mudem de partido sem sofrer as punições previstas nas regras da “fidelidade partidária”. O período da chamada “janela partidária” havia começado no último dia 05 de março.
A “janela” foi regulamentada pela Reforma Eleitoral de 2015 (Lei nº 13.165/2015), que garantiu aos detentores de mandato eletivo a possibilidade de trocar de partido nos 30 dias anteriores ao último dia do prazo para filiação. Neste período, a mudança de legenda constitui uma justa causa, não gerando a perda automática do mandato pela chamada “infidelida de partidária”.
Fora dessa “janela”, pelas regras partidárias, os detentores de cargo eletivo perdem o cargo caso se desfiliem sem justa causa do partido pelo qual foram eleitos. Consideram-se justa causa a “mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário e grave discriminação política pessoal, além da janela partidária”.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Dino proíbe emendas para entidades ligadas a parentes de parlamentares

Canetas emagrecedoras e ampolas enviadas pelos Correios são apreendidas na Capital

Veto do IPTU será analisado após recesso, afirma presidente da Câmara

Pacheco recebe Jorge Messias e discute indicação ao STF

Deputado de MS propõe que trabalhador recolha os próprios encargos trabalhistas

MPMS define Comissão Eleitoral para escolha de Procurador-Geral de Justiça

Lula conversa com Putin sobre Venezuela após ataques dos EUA

Com poder nas mãos, Câmara decidirá futuro da redução do IPTU após veto da prefeita

Sessão conjunta marca retomada dos trabalhos do Congresso Nacional






