Com o fim do primeiro turno das eleições municipais neste domingo (6), muitos eleitores optaram por não votar em Mato Grosso do Sul, que viu uma abstenção história de 25,50% no pleito deste ano.
Mas uma dúvida que surge para muitos eleitores é: se eu não votei no primeiro turno, posso votar no segundo? O JD1 explica.
As eleições municipais podem contar com segundo turno apenas em cidades com mais de 200 mil eleitores, como Campo Grande, por exemplo, e ocorrem quando nenhum candidato consegue mais da metade dos votos válidos.
No entanto, apesar do segundo turno só ocorrer devido aos resultados do primeiro, quem não exerceu seu direito à voto no pleito do dia 6 poderá sim votar em seu candidato à prefeitura durante as eleições do dia 27.
Isso ocorre devido à Justiça Eleitoral tratar cada turno como uma eleição independente, sem a necessidade de o eleitor participar da primeira etapa, desde que a situação eleitoral esteja regular.
Para isso, basta o eleitor que não votou dia 6 de setembro justificar sua ausência, seja através do aplicativo e-Título, pelo Sistema Justifica ou presencialmente em qualquer zona eleitoral.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

CCJ da Câmara aprova relatório para cassação do mandato de Carla Zambelli

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Orçamento das Cidades em 2026 terá redução e reforço por emendas

Bancada de MS se divide na votação do 'PL da Dosimetria'

Assembleia analisa adesão de MS ao Propag e outras oito matérias

Câmara aprova "PL da Dosimetria"

Câmara aprova projeto que reduz penas dos condenados pelo 8 de janeiro

CNJ confirma afastamento de desembargadores investigados no TJMS

STJ nega revogação de prisão de ex-vereador de Sete Quedas investigado por estupro


Título de eleitor (Foto: Marcelo Casal Jr/ Agência Brasil)



