Com o fim do primeiro turno das eleições municipais neste domingo (6), muitos eleitores optaram por não votar em Mato Grosso do Sul, que viu uma abstenção história de 25,50% no pleito deste ano.
Mas uma dúvida que surge para muitos eleitores é: se eu não votei no primeiro turno, posso votar no segundo? O JD1 explica.
As eleições municipais podem contar com segundo turno apenas em cidades com mais de 200 mil eleitores, como Campo Grande, por exemplo, e ocorrem quando nenhum candidato consegue mais da metade dos votos válidos.
No entanto, apesar do segundo turno só ocorrer devido aos resultados do primeiro, quem não exerceu seu direito à voto no pleito do dia 6 poderá sim votar em seu candidato à prefeitura durante as eleições do dia 27.
Isso ocorre devido à Justiça Eleitoral tratar cada turno como uma eleição independente, sem a necessidade de o eleitor participar da primeira etapa, desde que a situação eleitoral esteja regular.
Para isso, basta o eleitor que não votou dia 6 de setembro justificar sua ausência, seja através do aplicativo e-Título, pelo Sistema Justifica ou presencialmente em qualquer zona eleitoral.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Damares pauta texto que proíbe escolas de exigirem vacina contra Covid

ONU diz que Lei da Anistia de 79 deve ser revista

Candidato do PT em Paraíso das Águas deve devolver R$ 15 mil por contas irregulares

TCE mantém punição a vereador que recebeu acima do teto em Selvíria

Governo reforça parcerias e ações sociais em Corumbá

Paranhos tem eleição suplementar para prefeito neste domingo

Datafolha mostra Lula à frente de demais candidatos

Zanin nega prisão domiciliar para presos do 8/1 que não foram julgados

Soraya quer investir na pista do laço da Acrissul
