Com o fim do primeiro turno das eleições municipais neste domingo (6), muitos eleitores optaram por não votar em Mato Grosso do Sul, que viu uma abstenção história de 25,50% no pleito deste ano.
Mas uma dúvida que surge para muitos eleitores é: se eu não votei no primeiro turno, posso votar no segundo? O JD1 explica.
As eleições municipais podem contar com segundo turno apenas em cidades com mais de 200 mil eleitores, como Campo Grande, por exemplo, e ocorrem quando nenhum candidato consegue mais da metade dos votos válidos.
No entanto, apesar do segundo turno só ocorrer devido aos resultados do primeiro, quem não exerceu seu direito à voto no pleito do dia 6 poderá sim votar em seu candidato à prefeitura durante as eleições do dia 27.
Isso ocorre devido à Justiça Eleitoral tratar cada turno como uma eleição independente, sem a necessidade de o eleitor participar da primeira etapa, desde que a situação eleitoral esteja regular.
Para isso, basta o eleitor que não votou dia 6 de setembro justificar sua ausência, seja através do aplicativo e-Título, pelo Sistema Justifica ou presencialmente em qualquer zona eleitoral.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Retirado de pauta, projeto sobre estatuto dos servidores pode ser votado nesta quarta-feira

JD1TV: Camila Jara revela diagnóstico de câncer

Riedel anuncia incentivos fiscais para instalação de fábrica de celulose em Bataguassu

Nikolas Ferreira vem à Capital no dia 16 de maio

Paulo Duarte volta a cobrar mineradoras sobre pagamento de Compensação Financeira

Vereadores aprovam projeto que atende demanda de mães atípicas na Capital

Vereadores votam parecer em projeto de instalação de câmeras em salas de aula

Deputados analisam PL que amplia licença-maternidade e cria cargos na Ageprev

Leilão da Rota da Celulose terá R$ 10,1 bilhões em investimentos
