O Projeto de Lei (PL) feito pelo deputado Fábio Trad (PSD-MS), que torna obrigatório a advertência de riscos de trombose (coágulo sanguíneo), em embalagens de anticoncepcional, foi aprovado na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados.
Agora, o projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Pelo texto, a indústria fornecedora dos anticoncepcionais deverá inserir alerta na parte externa da embalagem e em local que facilite a leitura, esclarecendo: “Não é recomendável o uso contínuo deste medicamento por pessoas com histórico familiar de trombofilia. Em raros casos existem riscos de tromboembolismo, embolia pulmonar, trombose cerebral, trombose venosa profunda e acidente vascular cerebral”.
O parecer do relator, deputado Diego Garcia (Pode-PR), foi favorável à proposta. “O uso de alguns tipos de pílula pode aumentar em quatro vezes o risco de trombose venosa, e até duas vezes a chance de trombose arterial, que é mais grave”, destacou.
O descumprimento da norma sujeita o infrator a sanções administrativas e penais. A nova exigência entrará em vigor 120 dias após a publicação da nova lei, caso seja aprovada.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira


O projeto será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça e de Cidadania (Reprodução)




