Sob a liderança dos senadores sul-mato-grossenses, foi instalada nesta quinta-feira (7) a Comissão Temporária Externa do Senado para tratar das relações econômicas bilaterais entre Brasil e Estados Unidos. O senador Nelsinho Trad (PSD) lidera a presidência da comissão e a senadora Tereza Cristina (PP) atua como relatora dos trabalhos.
Já na primeira missão oficial da comissão, realizada entre os dias 28 e 30 de julho, os senadores estiveram em Washington para abrir diálogo com autoridades norte-americanas e organismos internacionais por alternativas para reverter ou mitigar os impactos do chamado "tarifaço" de 50% imposta pelos EUA sobre cerca de 3,8 mil itens brasileiros.
A iniciativa de criação da comissão, aprovada pelo Senado em 15 de julho, ganhou força com a articulação direta dos parlamentares do estado, que assumiram papel central na condução dos diálogos diplomáticos e na defesa de setores estratégicos da economia nacional, muitos dos quais com forte presença em Mato Grosso do Sul.
Durante a reunião de instalação da comissão, Nelsinho Trad destacou a importância estratégica da atuação do Senado. “A participação do Senado, por meio dessa comissão, reveste-se de fundamental importância na busca de uma política externa alinhada aos interesses nacionais”, afirmou o senador.
"As tarifas de importação impostas pelos Estados Unidos aos produtos comercializados pelo Brasil têm gerado efeitos adversos para o país, afetando diretamente a competitividade das nossas exportações, especialmente em setores centrais da economia brasileira. (...) Agora abriremos as discussões e encaminhamentos dos próximos passos para que essa missão cumpra o seu papel", concluiu.
Tereza Cristina, ex-ministra da Agricultura e reconhecida por sua atuação no setor produtivo, assumiu a relatoria com o compromisso de contribuir tecnicamente para que as negociações avancem.
A comissão também conta com os senadores Carlos Viana (Podemos-MG), Jaques Wagner (PT-BA), Rogério Carvalho (PT-SE), Esperidião Amin (PP-SC), Marcos Pontes (PL-SP) e Fernando Farias (MDB-AL).
Deixe seu Comentário
Leia Também

Câmara reage à adultização e aprova lei de proteção digital para menores

Tiago Botelho anuncia candidatura para 2026 e destaca avanços da SPU em MS

Nelsinho Trad reafirma aliança com Riedel e descarta candidatura ao governo

TRE-MS aceita recurso e Sargento Betânia não precisa devolver R$ 30 mil

INSS suspende Crefisa após denúncias de coação e venda casada a aposentados

Alvo da PF, pastor Silas chama Alexandre de Moraes de "criminoso"

Senado irá investigar crimes contra menores pela nova CPI da Adultização

MP exige plano de acolhimento familiar para crianças e adolescentes em Água Clara

Deputados votam projeto que amplia gratuidade de certidões emitidas pela Junta Comercial
