Para evitar a ocupação por movimentos contrários e favoráveis durante o depoimento do ex-presidente Lula ao juiz Sergio Moro, marcado para esta quarta-feira (10), a Justiça concedeu liminar a prefeitura de Curitiba que proíbe a montagem de estruturas e acampamentos nas ruas e praças da cidade de hoje (8) até as 23h de quarta-feira (10), sob pena de multa diária de R$ 50 mil.
A Justiça também proibiu a passagem de pedestres e veículos não autorizados no perímetro traçado pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná nas áreas próximas à sede da Justiça Federal. O descumprimento da medida resultará em multas.
A decisão é da juíza Diele Denardin Zydek, da 5ª Vara da Fazenda Pública da Região Metropolitana. Na sua decisão, a juíza diz que “o direito de manifestação não se confunde com a possibilidade de ocupação de bens públicos os particulares”.
Apesar da proibição, a juíza destaca no documento ser salutar que a prefeitura negocie com os movimentos sociais, entre eles o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, soluções que garantam o direito de manifestação.
“Diante do elevado número de pessoas envolvidas, muito embora seja obstada a ocupação de ruas e praças públicas, é salutar que o requerente, juntamente com os movimentos indicados na peça inaugural, negocie soluções a fim de garantir o direito de manifestação, com a limitações ora deferidas”, diz Diele Denardin Zydek.
Lula é réu em uma ação penal em que é acusado de receber propina da empreiteira OAS por meio das reformas de um apartamento tríplex no Guarujá, litoral de São Paulo, e de um sítio em Atibaia, no interior do estado. A defesa do ex-presidente nega que ele seja dono dos imóveis.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Orçamento de Campo Grande para 2026 entra em votação na Câmara

Deputados estaduais apreciam 14 projetos em sessão da Alems

Moraes pede aos Estados Unidos extradição de Ramagem

Cristiano Carvalho é nomeado novo diretor-presidente da Fundect

Gilmar Mendes vota para derrubar dispositivos do Marco Temporal e cita omissão da União

Estudo aponta queda no debate político em grupos de WhatsApp

Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'

Zambelli renuncia e encerra impasse entre Câmara e STF

Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo







