Menu
Menu
Busca terça, 14 de abril de 2026
Sebrae IA #2 Abr26
Política

Lei: Garantido uso da cannabis para tratamento de doenças e síndromes em MS

A nova norma, de autoria do deputado Pedro Kemp (PT), foi publicada no Diário Oficial do Estado de hoje (8)

08 outubro 2024 - 14h51Brenda Leitte, com ALEMS

Foi sancionada a Lei 6.317 de 2024, que dispõe sobre o acesso a produtos industrializados contendo como ativos derivados vegetais ou fitofármacos da Cannabis Sativa, para tratamento de doenças, síndromes e transtornos de saúde. A nova norma, de autoria do deputado Pedro Kemp (PT), foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (8).

Conforme a lei, os produtos de cannabis industrializados serão fornecidos pelo Poder Executivo, em caráter de excepcionalidade, conforme PCDT (Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas). Caberá à SES (Secretaria de Estado de Saúde) regulamentar os casos e as hipóteses de dispensação e estabelecer o procedimento a ser aplicado.

A dispensação dos produtos deverá estar amparada por prescrição médica válida, contendo a descrição da doença, da síndrome ou do transtorno, com referência ao CID (Código Internacional da Doença) e estar enquadrada nos exatos termos do PCDT estabelecido pela SES. Eles serão fornecidos em concordância à regulamentação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A SES terá o prazo de 60 dias para instituir comissão de trabalho para implementar as diretrizes para o acesso aos produtos de cannabis. A delegação terá caráter permanente e ficará responsável pela análise das atualizações dos protocolos e das diretrizes terapêuticas. A secretaria, por meio de resolução normativa, instituirá o grupo, estabelecerá sua composição e a forma de atuação, bem como os prazos, as condições e os procedimentos para atualização do PCDT.

 

JD1 Notícias

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.

Reportar Erro
UNIMED Corrida - Abr26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sessão Ordinária
Política
Câmara vota projeto que cria política de atenção ao diabetes na Capital
Foto: Wagner Guimarães
Política
Deputados analisam três projetos em sessão desta terça na Assembleia
Vídeo: "Orem por mim", diz Tiago Vargas ao colocar tornozeleira após condenação
Política
Vídeo: "Orem por mim", diz Tiago Vargas ao colocar tornozeleira após condenação
Marcos Pollon
Política
Conselho de Ética avalia representações contra Pollon
Péter Magyar - Foto: Reprodução / Facebook Oficial
Internacional
Péter Magyar é eleito primeiro-ministro da Hungria e encerra era de 16 anos de Viktor Orbán
Alcides Jesus Peralta Bernal - Foto: Giuliano Lopes
Justiça
Promotores pedem júri popular e apontam que Bernal matou servidor por 'vingança'
Republicanos dispara e MDB perde espaço na Assembleia de MS
Política
Republicanos dispara e MDB perde espaço na Assembleia de MS
Foto:
Justiça
Condenado por atacar ex-governador, Tiago Vargas vai usar tornozeleira e chora em vídeo
Wilton Acosta - Foto: Vinícius Santos / JD1
Política
Wilton Acosta sofre derrota na Justiça e não consegue suspender a eleição do CONSEPAMS
Pastor Roger Reggiori dos Santos - Presidente do CONSEPAMS
Política
Pastor Roger Reggiori é eleito e empossado novo presidente do CONSEPAMS

Mais Lidas

Ilustrativa / Foto: Marcus Phillipe
Oportunidade
Precisa tirar documentos? Mutirão em Campo Grande vai emitir RG, CPF e certidões de graça
UPA Coronel Antonino
Polícia
Após ser liberado da UPA, homem volta a passar mal e morre em Campo Grande
Elly acabou sendo atropelada pelo próprio veículo
Polícia
Arquiteta morre após cair de carro e ser atropelada na BR-163
UPA Leblon, em Campo Grande
Saúde
Conselho flagra que acompanhantes de UPAs e CRSs não recebem alimentação em Campo Grande