Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul votam, nesta terça-feira (14), três propostas durante a sessão ordinária, que começa às 9h. Entre os projetos em pauta está a criação de um cartório de registro civil no distrito de Nova Casa Verde, em Nova Andradina.
De autoria do Poder Judiciário, o Projeto de Lei 22/2026 prevê a reorganização das unidades extrajudiciais do município, com a instalação de uma nova serventia para serviços notariais e de registro civil de pessoas naturais. Conforme o texto, a abertura do cartório dependerá da aprovação de candidato em concurso público de provas e títulos, como determina a Constituição Federal. Para viabilizar a medida, a proposta altera dispositivos da Lei nº 1.511, de 1994, que trata da estrutura dos ofícios extrajudiciais no Estado.
A iniciativa retoma uma proposta aprovada pela própria Assembleia em 2022. O distrito de Nova Casa Verde reúne cerca de 1.200 propriedades rurais, entre assentamentos e fazendas, e atualmente depende de um cartório localizado a cerca de 50 quilômetros, o que dificulta o acesso da população aos serviços.
Também está na pauta o Projeto de Lei 15/2025, do deputado Júnior Mochi (MDB), que propõe incluir a Festa de Nossa Senhora Aparecida, em São Gabriel do Oeste, no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul. Realizada anualmente entre 3 e 12 de outubro, a celebração reúne programação religiosa, cultural e comunitária, com novenas, procissões e apresentações.
Completa a ordem do dia o Projeto de Resolução 002/2026, de autoria do deputado Paulo Corrêa (PL), que trata da concessão do título de cidadão sul-mato-grossense.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Lideranças comunitárias são homenageadas na Câmara com prêmio Anísio Sabino dos Santos

Uso de IA e fake news preocupa MPMS às vésperas das eleições de 2026

Operação que atingiu grupo de Daniel Vorcaro agora mira senador Ciro Nogueira

Câmara de Campo Grande vota projetos sobre esporte, conscientização e tecnologia

Deputados de MS analisam quatro projetos na sessão desta quinta-feira

Após expor caso de violência, ex de 'Trutis' relata orientação de pastores para orar

Defesa de Vorcaro entrega proposta de delação à PGR e PF

Eduardo e Flávio Bolsonaro saem em defesa de Pollon, "ataque explícito à direita"

Assembleia vota projeto para combater discriminação por idade em MS

Foto: Wagner Guimarães 


