O ex-candidato à prefeito pelo PSOL, Lucas Gabriel De Souza Queiroz Batista, mais conhecido como Luso de Queiroz, protocolou nesta segunda-feira (17) um pedido de impeachment contra a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP).
No documento, protocolado por Luso ao lado do empresário Bruno Ortiz Barbosa, que se candidatou a vereador nas eleições de 2024 pelo PL, é detalhado que a prefeita cometeu “infrações previstas no artigo 1º da Lei nº 4.729/65, no artigo 3º, inciso II da Lei número 8.137 de 27 de dezembro de 1990”, além de “violação à Constituição Federal, ao Código Penal Brasileiro e a outras normativas pertinentes.”
Luso afirma que Adriane “cometeu ato lesivo a administração pública” e deixou de “implementar as políticas públicas basilares devido à falta de retenção de Imposto de renda, dos servidores públicos municipais que deveria ser retido na fonte”, violando a lei de Responsabilidade Fiscal e normas da Receita Federal.
Além disso, o ex-candidato também aponta que a prefeita cometeu crime contra a ordem tributária ao não reter “na fonte” os tributos de um grupo de servidores, ação que supostamente causou “prejuízos aos cofres municipais de R$ 386,1 milhões” em 2022.
O documento também salienta outras possíveis infrações por parte da prefeita que justificam o pedido de impeachment, e já foi entregue ao vereador Epaminondas Vicente Silva Neto (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, que deve analisar o pedido.
O JD1 Notícias entrou em contato com a prefeitura, ao que foi respondido que a Procuradoria-Geral do Município não foi notificada, "não tendo ciência da referida denúncia e caso acionada prestará os devidos esclarecimentos aos órgãos competentes".
Matéria modificada às 8h18 do dia 18 de fevereiro de 2025, para acréscimo de informações.
Confira o pedido de impeachment na íntegra aqui, e o documento com provas sobre suporta sonegação aqui.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira








