Morales obteve a solidariedade dos parceiros do Mercosul pelo episódio com o americano Edward Snowden, mas ele se comporta exatamente como seus supostos detratores, mantendo cerco em La Paz à versão boliviana do ex-agente. O senador oposicionista Roger Pinto Molina se viu obrigado a pedir asilo político à embaixada do Brasil em La Paz, onde se encontra há mais de um ano. Ele quer deixar a Bolívia, porque teme até ser assassinado, mas Morales se recusa a conceder-lhe salvo conduto, para sair da embaixada em segurança até sair do país.
O governo brasileiro, diante da situação com o ministro da Defesa, apenas emitiu na ocasião uma "nota de protesto" que permaneceu secreta, ou seja, apenas foi lida pelo destinatário.
Além do senador Moloina, há muitos bolivianos asilados, tentando se proteger da suposta perseguição de Evo Moraes. Inclusive um candidato à presidência e também magistrados que prolataram sentenças contra seu governo tiveram de se asilar.
Habeas corpus extraterritorial
O jurista Fernando Tiburcio Pena, que defende o senador Roger Pinto Molina, impetrou um "habeas corpus extraterritorial", junto ao Supremo Tribunal Federal. Trata-se do primeiro caso do gênero no Brasil, segundo explica o advogado, que usa como precedente uma decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos, que entendeu cabível o direito de habeas corpus a um prisioneiro em Guantánamo. O habeas corpus deve ser julgado em agosto no plenário do STF. O objetivo da medida é obrigar o governo brasileiro a colocar à disposição do senador um veículo diplomático, para que ele possa deixar o território boliviano sob a jurisdição do Brasil durante todo o percurso. Veículo diplomático é protegido pela Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas e, em razão disso, o senador não poderá ser removido à força do carro.Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Política
Homem se exibe disparando arma, é abordado e desacata policiais em Dourados

Política
PP está na expectativa por filiação de Riedel

Política
Ação de deputado tem pedido de vista no TSE

Política
Lula adia pronunciamento em rede nacional sobre tarifa de Trump

Política
JD1TV: Novo presidente do PT-MS, Loubet quer "fortalecimento da base militante"

Política
Congresso reage à tarifa de 50% imposta por Trump ao Brasil e avalia retaliação

Política
Riedel sanciona lei que assegura proteção a beneficiários com TEA em planos de saúde

Política
Câmara aprova reajuste de 9% para militares das Forças Armadas

Política
Brasil "segura" até agosto resposta a tarifaço

Política