Os deputados da ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) apreciaram e aprovaram três matérias durante a Ordem do Dia desta quarta-feira (21). Em segunda discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 38/2024 , de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB), que institui no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul o Dia Estadual do Perito Papiloscopista, a ser comemorado anualmente em 5 de fevereiro. O objetivo é reconhecer quem exerce o ofício de identificação humana, desempenhando um papel fundamental na elucidação de crimes, e até para inocentar suspeitos.
A deputada Mara Caseiro ressaltou a importância do perito papiloscopista para todo o Estado. “Devemos valorizar os peritos papiloscopistas de Mato Grosso do Sul que contribuem muito para a elucidação de crimes. Parabenizo toda equipe que tem feito a diferença”, elogiou a autora da matéria.
O deputado Caravina (PSDB), relator do projeto na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), exaltou a proposta que reconhece carreira da PCMS (Polícia Civil de Mato Grosso do Sul). “Parabenizo a deputada Mara Caseiro por essa matéria que reconhece e identifica o reforço e importância do perito papiloscopista para a Polícia Civil. Sou favorável ao projeto”, declarou o parlamentar.
Também em segunda discussão, foi aprovado o Projeto de Lei Complementar 4/2024, de autoria do Poder Executivo, que acrescenta e altera a redação de dispositivos da Lei Complementar 188, de 3 de abril de 2014, que dispõe sobre a Organização Básica do CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul). A matéria segue à sanção.
Na prática, a alteração na norma atribui competência ao Comandante-Geral do CBMMS, a fim de que ele possa estabelecer as normas e os demais aspectos da atividade profissional para o ingresso de oficiais e praças nos Quadros Temporários da Corporação; e inclui na composição da Corporação o QOETBM (Quadro de Oficiais Especialistas Temporários Bombeiro Militar), o Quadro de Oficiais de Saúde Temporários Bombeiro Militar e o Quadro de Praças Temporários Bombeiro Militar, para admitir o ingresso de oficiais e praças dos Quadros Temporários no CBMMS, diante de demandas emergenciais, que, por sua natureza sazonal, exigem o aumento de efetivo.
Discussão única
Em discussão única, foi aprovado o Projeto de Resolução 14/2024, de autoria do deputado Junior Mochi (MDB), que concede Título de Cidadão Sul-mato-grossense a quem especifica. A matéria segue à promulgação no Diário Eletrônico da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
JD1 Notícias
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

VÍDEO - 'Você vai morrer': Deputada do PT recebe ameaças de morte em Dourados

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência


Deputados durante sessão (Foto: Arquivo)



