O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, por meio da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), realizou a entrega de 23 novos veículos destinados à fiscalização no estado. Ainda durante o evento, realizado nesta quinta-feira (16), os 29 novos fiscais estaduais agropecuários foram recepcionados.
Durante coletiva de imprensa, o governador destacou o reconhecimento da carne sul-mato-grossense em todo o mundo por conta do aspecto sanitário, qualidade e sistemas de produção. “A Iagro e a Secretaria de Desenvolvimento foram muito protagonistas para isso, mas acima de tudo, temos o produtor rural que no dia a dia fez o seu dever de casa, o seu trabalho e conquistou o status internacional de área libre da febre aftosa”, afirmou.
Com recursos próprios de MS, estão sendo investidos mais de R$ 6 milhões, a ação visa reforçar o trabalho desempenhado pela Iagro, que em maio deste ano poderá garantir para o estado o ‘titulo’ de zona livre de febre aftosa sem vacinação dado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
“Então, o Mato Grosso do Sul, sem dúvida nenhuma, é um mercado desejado pelos frigoríficos, pelos comercializadores globais de carne. Porque passa essa credibilidade e esse conhecimento em relação à origem do produto, sua natureza de alta qualidade”, comentou o Riedel.
Todos os 23 veículos são caminhonetes 4x4, para que possam transitar bem em áreas mais remotas, que necessitam de mais força para ‘aguentar o tranco’. “E sem dúvida nenhuma que os nossos técnicos estarão fazendo bom uso delas. Agora a Iagro tem uma frota adequada, moderna, atual e que vêm para somar”, finalizou.
Presente na cerimônia, a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) destacou a importância desse investimento para consolidar o compromisso de Mato Grosso do Sul com a sanidade animal e vegetal. “Essa entrega é um marco importante para o fortalecimento do nosso setor agropecuário, que é a base da economia sul-mato-grossense. O reforço na estrutura e no quadro de fiscais estaduais é essencial para alcançarmos o reconhecimento internacional como zona livre de febre aftosa sem vacinação, ampliando a competitividade de nossos produtos no mercado global”, destacou Soraya Thronicke.
Recepção – apesar de terem sido recepcionados hoje, os 29 médicos veterinários e novos servidores concursados para o cargo de fiscal estadual da Iagro, tomaram posse em dezembro de 2024, para dar inicio aos trabalhos já em 2025. Deste total, 19 são mulheres.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Perícia conclui que pen drive encontrado em casa de Bolsonaro é irrelevante para investigação

Setor de pescados brasileiro pede linha de crédito emergencial para enfrentar tarifaço

Eduardo Bolsonaro descarta renúncia

Eduardo aumenta ilícitos após tornozeleira em Bolsonaro, diz Moraes

Lula condena sanções dos EUA a Moraes e aliados do STF

Capital recebe dois tratores do Governo Federal

EUA revogam visto de Moraes e "aliados na Corte"

STF forma maioria para manter tornozeleira de Bolsonaro

Senadores protocolam pedido de impeachment contra Cármen Lúcia
