O Congresso Nacional retoma oficialmente as atividades no dia 2 de fevereiro, com a realização de sessão solene conjunta de deputados e senadores que marca a abertura da 4ª Sessão Legislativa da 57ª Legislatura. A cerimônia está prevista para as 15h, no plenário da Câmara dos Deputados.
A sessão será presidida pelo senador Davi Alcolumbre, que comanda o Senado Federal e o Congresso Nacional. Na ocasião, o Poder Legislativo receberá a mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a apresentação das prioridades do governo federal para o ano de 2026. O Poder Judiciário também deverá encaminhar comunicação oficial aos parlamentares.
A participação presencial do presidente da República é facultativa. Tradicionalmente, o texto é entregue por um representante do Executivo, como o ministro-chefe da Casa Civil. Em seguida, um representante do Supremo Tribunal Federal faz pronunciamento.
Na sequência da solenidade, discursará o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e o encerramento ficará a cargo de Davi Alcolumbre. Os demais parlamentares não utilizam a tribuna durante a sessão.
A abertura do ano legislativo cumpre determinação constitucional, que fixa o início dos trabalhos em 2 de fevereiro. A cerimônia é tradicionalmente antecedida por um rito histórico, que inclui honras militares, execução do Hino Nacional, salva de tiros de canhão e a presença dos Dragões da Independência, corporação criada em 1808, no período de Dom João VI.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

PSD vai aguardar retorno de Riedel para definir posição nas eleições

Decisão do TSE muda composição da Câmara Municipal de Bandeirantes

Em menos de 24h, Adriane veta lei dos vereadores que suspendia alta do IPTU na Capital

Lula escolhe Wellington César para vaga no STF deixada por Lewandowski

Morre o ex-deputado estadual, Antônio Braga, aos 87 anos

Debate sobre cassação preocupa vereadores e afeta funcionamento da Câmara

Câmara aprova projeto que suspende decreto da taxa do lixo em Campo Grande

IPTU: Projeto da Câmara diminuirá valor final, mas vereadores não descartam veto da prefeita

Salário de R$ 3 mil e 36h semanais para garis avança na Câmara e segue para o Senado


Dragões da Independência na rampa do Congresso ( Jonas Pereira/Agência Senado )



