Sete missões de Observação Eleitoral (MOEs) internacionais irão monitorar a realização do segundo turno das eleições no Brasil, que ocorre neste próximo domingo (30). O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que as equipes estão cumprindo, nesta quinta-feira (27), agendas em cidades brasileiras.
“Em relação à urna eletrônica, os integrantes das MOEs analisam os programas e a totalização dos votos, para que, assim, emitam relatório técnico acerca da segurança e da integridade do sistema de votação do Brasil”, disse o TSE.
As missões da Organização dos Estados Americanos (OEA), do Parlamento do Mercosul (Parlasul), da Rede dos Órgãos Jurisdicionais e de Administração Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Roaje-CPLP), Carter Center, Unión Interamericana de Organismos Electorales (Uniore), International Foundation for Electoral Systems (IFES) e Transparencia Electoral irão observar as eleições e emitirão relatórios sobre o segundo turno do pleito, com informações sobre possíveis irregularidades e análise da conduta do processo eleitora pela Justiça.
A previsão é que os relatórios preliminares sobre o segundo turno comecem a ser divulgados pouco tempo após o final do primeiro turno neste domingo, mas de acordo com o TSE, os relatórios completos só ficarão prontos dentro de meses.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira







