A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, participa nesta terça-feira (18) às 14h de uma audiência pública na comissão mista do Senado Federal que analisa a medida provisória da regularização fundiária (MP 910/2019).
A medida estabelece novas regras para a regularização de ocupações em terras do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da União anteriores a maio de 2014.
As ações de regularização fundiária conduzidas pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU) se baseiam-se no princípio constitucional da garantia da função social da propriedade e na garantia do direito à moradia de famílias que ocupam com fins residenciais áreas da União.
A SPU pode atuar de forma direta ou indireta: na forma direta a SPU transfere o direito sobre o imóvel ou autoriza o uso diretamente ao beneficiário final da política pública; na forma indireta, transfere o imóvel de sua propriedade para um agente intermediário, como o município, que receberá o imóvel com o encargo de promover as ações necessárias à titulação do beneficiário final.
Em audiência da comissão na semana passada, o presidente do Incra, Geraldo Ferreira de Melo Filho, e representantes de organizações não governamentais divergiram sobre a MP.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Em disputa entre Lula e Flávio Bolsonaro, presidente lidera segundo turno, aponta pesquisa

Greve dos motoristas 'ameaça' até R$ 58 milhões por dia na indústria, aponta FIEMS

Moraes vota pela condenação de cinco réus por trama golpista ligada a Bolsonaro

VÍDEO: Papy fala sobre incapacidade da prefeitura e critica intervenção do Consórcio Guaicurus

Orçamento de Campo Grande para 2026 entra em votação na Câmara

Deputados estaduais apreciam 14 projetos em sessão da Alems

Moraes pede aos Estados Unidos extradição de Ramagem

Cristiano Carvalho é nomeado novo diretor-presidente da Fundect

Gilmar Mendes vota para derrubar dispositivos do Marco Temporal e cita omissão da União


Tereza Cristina, ministra da Agricultura (Reprodução)



