Menu
Busca segunda, 25 de setembro de 2023
(67) 99647-9098
Gov Educação_Set23
Política

Torres afirma que não sabe quem entregou minuta do golpe

Versão do ex-ministro foi contestada pela relatora da CPMI, senadora Eliziane Gama

08 agosto 2023 - 18h26Pedro Molina
Sebrae Informe Publicitario

Foi ouvido pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre os ataques do 8 de janeiro, nesta terça-feira (8), o ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal Anderson Torres.

Um dos principais temas abordados pelos parlamentares foi a minuta do golpe, documento que Torres afirma não saber a origem.

“Em razão da sobrecarga de trabalho, eu normalmente levava a pasta de documentos para casa. Os documentos importantes eram despachados e retornavam ao ministério, sendo os demais descartados. Um desses documentos deixados para descarte foi o texto chamado de minuta do golpe”, explicou.

O ex-ministro afirmou que o documento não acabou indo ao lixo por descuido. 

A versão, no entanto, foi questionada pela relatora da CPMI, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), que citou documento do Ministério Público Federal, que diz que a minuta estava “muito bem guardada em uma pasta do governo federal, junto com outros itens de especial singularidade, como fotos de família e imagem religiosa”.

Segundo Eliziane, a CPMI tem fotos que mostram que o documento estava bem posicionado em um armário. “Não é crível, por exemplo, que seja um documento para descarte”, acrescentou.  

Torres se defendeu, afirmando que, provavelmente, alguém arrumou o quarto e mudou a minuta do golpe de lugar.

“Ele [documento] não estava guardado em um lugar privilegiado na minha casa, ele saiu da minha área de atuação ali no quarto e, por isso, ele não tinha sido descartado”, rebateu.

O deputado federal Rafael Brito (MDB-AL) também questionou o ex-ministro, e afirmou que a versão apresentada contradiz a perícia da Polícia Federal, que encontrou somente três impressões digitais no documento, a de Torres, a do advogado dele e a do delegado que fez a apreensão da minuta.  

Questionado por Soraya Thronicke (Podemos-MS) sobre o porquê só haverem três digitais, dada a versão apresentada, Torres afirmou que voltou a defender o que havia dito. “Pelo que eu li, eu não tenho esse laudo, mas pelo que eu li, tem uma série de fragmentos [de digitais] ainda não identificados”.
 

Sebrae Informe Publicitario

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Pré-candidatas do PT à Prefeitura fazem projeto por 'Movimento Coletivo'
Política
"A direita é maior que o Bolsonarismo", diz Beto Figueiró
Política
Com homenagem a Temer, Assembleia instala frente pela Bioceanica
Política
Com ministros, Riedel recebe PAC para MS
Política
Projeto sobre indícios de maus-tratos a animais será votado na Assembleia
Política
Vereadores analisam proposta do 'Dia Municipal do Chamamé'
Política
Adriane se reúne com empresárias e fala sobre potencial econômico da Capital
Política
Direita raiz pode ficar sem candidato na Capital
Política
Deputados aprovam alteração no processo de seleção de diretores escolares em MS
Política
Quebra Coco poderá ter redutor de velocidade

Mais Lidas

Internacional
Imagens fortes: Vídeo mostra homem sendo triturado por máquina
Justiça
Estaca zero: Justiça anula liminar e tutores voltam a ser multados em condomínio
Política
"A direita é maior que o Bolsonarismo", diz Beto Figueiró
Polícia
Homem é morto e tem partes do corpo arrastadas pela BR-163 na Capital