Doze projetos de lei foram aprovados na sessão ordinária desta terça-feira (18). Essa foi a primeira sessão ordinária de 2025, da 12ª Legislatura. Uma das propostas aprovadas em primeira discussão, foi o Projeto de Lei nº 11.384/24, de autoria do vereador Dr. Victor Rocha, que busca garantir a oferta de leitos separados para mães de natimorto e mães com óbito fetal nas unidades de saúde, tanto da rede pública quanto da privada, em Campo Grande. O projeto visa proporcionar maior dignidade e apoio psicológico às mulheres que enfrentam a dor da perda gestacional.
A proposta justifica que “é dever do poder público criar políticas de atenção a essas mulheres enlutadas e evitar maiores danos psicológicos em suas vidas”. Por isso, a preocupação com essa mãe que, além da dor da perda, “enfrenta o despreparo das estruturas de saúde, ao ficarem internadas no mesmo quarto que mães com seus bebês recém-nascidos”.
O vereador Dr. Victor Rocha, presidente da Comissão Permanente de Saúde da Casa de Leis, trouxe ao Plenário a reflexão sobre a expectativa da mãe que, por algum efeito adverso perde o bebê ou tem caso de óbito fetal, mas precisa estar ao lado de mães com seus bebês no colo. Ele alerta que há uma agressão psicológica a essa mãe. “O projeto determina que as unidades de saúde credenciadas na rede pública de saúde e também na privada ofereçam leito separado aqui em Campo Grande para essas mães”, afirmou.
Também em primeira discussão, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 11.023/23, de autoria do vereador Professor Juari, que propõe alterações na Lei nº 6.035, de 2018, a qual trata da criação do Programa Arte com Pneus, voltado para o reaproveitamento de pneus inservíveis para a construção de parques sustentáveis.
Mais propostas
Também foram aprovados, em regime de urgência e única discussão, 7 Projetos de Decreto Legislativo, de autoria do vereador Herculano Borges, concedendo títulos de visitante ilustre da cidade de Campo Grande para a pastora Sônia Maria Martins Rodrigues, o Apóstolo Nelson Braido, o Apóstolo Milton Ebenezer de Moura Souza, o Apóstolo João Maria Rodrigues, Apóstola Olivia Nair de Souza Braido, a pastora Niara Brandão Souza e o empreendedor e palestrante Oseias Gomes de Moraes.
Também em única discussão foi aprovado o Projeto de Lei 11.561/25, do vereador Neto Santos, criando o Dia Municipal da Igreja Universal do Reino de Deus – IURD, como forma de homenagear a igreja Universal por todo o trabalho espiritual e social prestados para a sociedade, a ser celebrada em 9 de julho.
Em única discussão e votação foi aprovado o Projeto de Resolução nº 547/24, de autoria do vereador Epaminondas Neto, o Papy, que visa alterar dispositivos da Resolução nº 682, de 1977, e criar novas diretrizes para a Medalha Dr. Arlindo de Andrade Gomes, uma honraria destinada a reconhecer a contribuição de cidadãos de destaque para a cidade.
Ainda, foi aprovado Projeto de Resolução nº 548/24, também de autoria do vereador Papy, que propõe mudanças na Resolução nº 1.146, de 2012, com o objetivo de regulamentar a concessão de títulos e medalhas de mérito legislativo no município.
JD1 Notícias
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira


Fachada da Câmara Municipal de Campo Grande (Foto: Assessoria de imprensa)



