O Instituto Butantan entregou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta segunda-feira (16), o pedido para a aprovação de sua vacina contra a dengue, que é a primeira do mundo em uma única dose.
Foram encaminhados três pacotes de informações sobre o imunizante, sendo essa a última leva de documentos necessários ao processo de autorização para a fabricação do imunizante, nomeado de Butantan-DV.
Para Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan, o imunizante marca um avanço histórico para a saúde brasileira.
“É um dos maiores avanços da saúde e da ciência na história do país e uma enorme conquista em nível internacional. Vamos aguardar e respeitar todos os procedimentos da Anvisa, um órgão de altíssima competência. Mas estamos confiantes nos resultados que virão”, explicou.
Caso a vacina seja aprovada pela Anvisa, o Butantan acredita ter a capacidade de fornecer m milhão de doses no próximo ano, e outras 100 milhões de doses nos anos de 2026 e 2027.
Em caso de autorização para a fabricação do Butantan-DV, o Instituto deve enviar uma solicitação de autorização de preço à Câmara de Regulação de Mercado de Medicamentos, e somente após isso que a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) irá analisar a incorporação da vacina ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Câmara aprova criação de programa que fiscaliza regulação de leitos do SUS

Tem asma? Pacientes são convidados para estudos clínicos na Capital

Plantão nas UPAs conta com mais de 50 médicos neste sábado

Riedel sanciona lei que assegura proteção a beneficiários com TEA em planos de saúde

Casos de síndrome respiratória aguda grave estão em queda, diz Fiocruz

Especialista discute câncer de boca e lesões orais no Saúde e Bem-Estar desta sexta

SUS vai oferecer novos tratamentos para endometriose

MP fiscaliza atendimento a vítimas de violência sexual em Corumbá e Ladário

MS recebe 34 médicos do Programa Mais Médicos para reforçar atenção básica
