Menu
Busca quinta, 07 de dezembro de 2023
(67) 99647-9098
Sesi ICMS Dez23
Saúde

Caravana da Saúde realiza mais de 8 mil cirurgias eletivas em seis meses

Programa também teve 56 mil solicitações de exames agendados

19 outubro 2022 - 08h55Da redação, com informações da SES

Por meio do ‘Opera MS’ e ‘Examina MS’, a Caravana da Saúde, executou em seis meses os exames que estavam previstos para serem realizados em um ano. 

Os exames atingem 56 mil solicitações pelo Examina MS e já foram agendados 46 mil procedimentos diagnósticos. “Tivemos ofertas ainda de exames com agendas bem escassas no Estado como eletroneuromiografia, punções de mama, cintilografias e cateterismo cardíaco, que continuarão a ser executadas até dia 30 de novembro, assim como o projeto ‘Opera MS’, revela o secretário estadual de Saúde Flávio Britto.

 

Já as solicitações do‘Opera MS’, foram inseridas por todos municípios e direcionadas aos ’34 municípios polos’ que aderiram ao projeto e se tornaram executantes dos procedimentos. No total, foram feitos 12 mil pedidos de cirurgia, restando 3.200 solicitações que serão agendadas até o dia 31 de outubro e que poderão ser executadas até o dia 30 de novembro.

De acordo com o Governo do Estado, a média de execução de cirurgias eletivas que anualmente é de 7.700 foi ultrapassada pelo ‘Opera MS’, que teve 8.800 procedimentos agendados no período de abril a setembro deste ano, superando a média anual em seis meses de execução do projeto. “Considerando que, em razão de dificuldades operacionais, quer seja pela própria reconfiguração dos hospitais na retomada à assistência pós Covid, quer seja pela falta e escassez de insumos, assim como os preços elevados de itens básicos como a dipirona e o soro fisiológico, a efetiva produção do programa firmou-se a partir de abril de 2022”, explica Flávio Britto.

Os agendamentos de cirurgias do ‘Opera MS’ referem-se, em sua maioria, às especialidades de cirurgia geral, otorrinolaringologia e cirurgia ginecológica. 

 

Assembleia - Dez23 Square

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saúde
Covid-19 em MS: Bebê de 11 meses é uma das vítimas na última semana
Saúde
Registro de vacina contra bronquiolite é aprovado pela Anvisa
Saúde
Plantão de vacinação acontece em três unidades e dois shoppings neste sábado
Saúde
Autoteste para diagnóstico de HIV é oferecido gratuitamente na Capital
Saúde
Prefeitura entrega obra de reforma e acessibilidade da USF Vila Nasser
Saúde
Estudo aponta que ter tido zika aumenta risco de quadro grave de dengue
Saúde
Cirurgia robótica na urologia é tema do Saúde e Bem-Estar desta sexta-feira
Saúde
Sete morrem e mais 995 são infectados pela covid em MS
Saúde
Mulheres passam a ter direito a acompanhante em atendimento de saúde
Saúde
Secretaria de Saúde realizará cirurgias de fenda labial e varizes

Mais Lidas

Justiça
É amanhã: mãe e padrasto de Sophia serão ouvidos em audiência
Polícia
Mulher morta a facadas estava em processo de separação na Moreninha
Comportamento
AGORA: Zé Neto sofre grave acidente após caminhonete capotar várias vezes
Polícia
Homem morre após cair de pontilhão e ser atropelado na Ernesto Geisel