Menu
Menu
Busca segunda, 13 de abril de 2026
Saúde

Cobertura contra o HPV cresce, mas desinformação segue como desafio

Especialistas alertam para mitos que afastam jovens da vacinação

01 janeiro 2026 - 18h55Luiz Vinicius

Mesmo com o crescimento da cobertura vacinal contra o HPV no país, a imunização ainda esbarra em mitos e percepções equivocadas. A associação da vacina à vida sexual e a visão de que o vírus afeta apenas mulheres continuam dificultando a adesão de parte das famílias.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o HPV é o principal causador do câncer de colo do útero — o tipo que mais mata mulheres até os 36 anos e o segundo mais letal até os 60. Já o câncer de pênis, também relacionado ao vírus, é considerado raro.

Em 2024, o Brasil registrou índices de vacinação acima da média global, com cobertura superior a 82% entre meninas e 67% entre meninos de 9 a 14 anos. O avanço é atribuído a ações como a vacinação em escolas e campanhas educativas voltadas à desmistificação da imunização contra o HPV.

Outra medida adotada foi a ampliação temporária da faixa etária da vacina quadrivalente, oferecida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), permitindo a imunização de jovens até os 19 anos que não receberam as doses anteriormente. A iniciativa busca reforçar a prevenção de doenças graves associadas ao vírus.

Segundo a infectologista pediátrica Sylvia Freire, do Sabin Diagnóstico e Saúde, a Sociedade Brasileira de Imunizações também recomenda a vacinação de adultos não imunizados até os 45 anos, embora o início do esquema vacinal na adolescência seja o mais indicado. “Alguns pais questionam a aplicação da vacina nessa fase, por acreditarem que ela estimule o início precoce da vida sexual. No entanto, é justamente nesse período que o organismo apresenta melhor resposta imunológica”, explica.

Na rede pública, é disponibilizada a vacina quadrivalente, que protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do HPV. Já na rede privada, a opção é a vacina nonavalente, que inclui esses quatro subtipos e outros cinco. A especialista ressalta que existem mais de 200 tipos do vírus, alguns diretamente associados ao desenvolvimento de cânceres e outras complicações.

Reportar Erro
UNIMED Corrida - Abr26

Deixe seu Comentário

Leia Também

UPA Leblon, em Campo Grande
Saúde
Conselho flagra que acompanhantes de UPAs e CRSs não recebem alimentação em Campo Grande
UPA Coronel Antonino
Polícia
Após ser liberado da UPA, homem volta a passar mal e morre em Campo Grande
UPA - Unidade de Pronto Atendimento em Dourados - Foto: Leandro Holsbach
Interior
Chikungunya mata 6 indígenas e eleva alerta na rede de saúde pública em Dourados
Hemosul Móvel levará coleta de sangue a Iguatemi e Naviraí em abril; confira datas
Saúde
Hemosul Móvel levará coleta de sangue a Iguatemi e Naviraí em abril; confira datas
Foto: Divulgação
Saúde
Hospital da UFMS avança nas cirurgias a laser para cálculos urinários
Estudo inédito da Fiocruz pode ampliar prevenção de HIV entre jovens
Saúde
Estudo inédito da Fiocruz pode ampliar prevenção de HIV entre jovens
Feira de Saúde leva atendimentos gratuitos a moradores do Nova Lima neste domingo
Saúde
Feira de Saúde leva atendimentos gratuitos a moradores do Nova Lima neste domingo
Expogrande terá ação do MPMS para alertar jovens sobre riscos do cigarro eletrônico
Saúde
Expogrande terá ação do MPMS para alertar jovens sobre riscos do cigarro eletrônico
Raio-x mostra com plug anal no intestino  Foto: Reprodução
Saúde
Médico faz alerta após paciente precisar de anestesia geral para retirada de plug anal
Estudo com participação de hospital de MS define padrões cardíacos para brasileiros
Saúde
Estudo com participação de hospital de MS define padrões cardíacos para brasileiros

Mais Lidas

Ilustrativa / Foto: Marcus Phillipe
Oportunidade
Precisa tirar documentos? Mutirão em Campo Grande vai emitir RG, CPF e certidões de graça
UPA Coronel Antonino
Polícia
Após ser liberado da UPA, homem volta a passar mal e morre em Campo Grande
Essa primeira etapa totaliza R$ 143.266.357,27
Geral
Asfalto deve chegar a 28 bairros com investimento de R$ 136 milhões na Capital
Foto do acidente - crédito: @jhonnyschimdtproducoes
Cidade
Família pede ajuda para bancar funeral de jovem de 27 anos vítima de acidente na BR-262