O início de 2026 trouxe esperança para a família de José Davi. Prematuro, com apenas sete dias de vida e pesando 1,450 kg, o recém-nascido passou por uma cirurgia cardíaca delicada para corrigir uma Persistência do Canal Arterial (PCA), condição que afeta a circulação sanguínea em bebês.
Conforme informações do hospital, esta foi a primeira cirurgia cardíaca pediátrica realizada no Hospital Unimed Campo Grande, marcando um importante avanço na assistência de alta complexidade de Mato Grosso do Sul.
O procedimento, que durou pouco mais de duas horas, foi bem-sucedido. À frente da cirurgia esteve a cardiologista pediátrica Aparecida Afif, que destacou a complexidade de operar um paciente tão pequeno. “É muito gratificante quando operamos em um hospital onde tudo foi preparado minuciosamente para receber esse paciente recém-nascido, que exige muitos detalhes, pois são muitas peculiaridades para um paciente tão pequeno. O resultado da cirurgia foi um sucesso e tenho as melhores perspectivas para continuar fazendo cirurgias cardíacas em crianças no Hospital Unimed Campo Grande, com a total segurança que o procedimento exige", detalhou.
Para a mãe, Paula Patrícia Silva de Oliveira Santos, o período que antecedeu a cirurgia foi marcado por medo e incerteza. “Quando falaram que ele teria que passar pela cirurgia, é como se o chão se abrisse na minha frente, mas o acolhimento, as conversas com a equipe do hospital, principalmente com a doutora Aparecida, me trouxeram calma e, aos poucos, as coisas foram clareando e me deixando tranquila, porque eu sabia que meu filho estava em boas mãos. Graças a Deus deu tudo certo e eu só tenho que agradecer”, relatou, emocionada.
Atualmente, José Davi está fora de perigo e segue internado na ala pediátrica, sob acompanhamento, para completar a recuperação. Sua história simboliza um recomeço marcado pela fé, pela superação e pela força da vida desde os primeiros dias.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Campo Grande passa a ter regras específicas para farmácias de manipulação

Justiça determina que SUS forneça remédio para tratar câncer raro

UPA do Coronel Antonino opera em condições 'precárias', aponta Conselho de Saúde

Aplicação da vacina da dengue do Butantan começará a partir do dia 17

Governo federal vai construir primeiro hospital inteligente do SUS

Governo prorroga Programa MS Saúde até março após avanço em cirurgias no interior de MS

Anvisa manda recolher lote de chá de camomila Água da Serra

Saúde vai monitorar cenário sanitário na fronteira com a Venezuela

Servidora perde a vida e amigos 'culpam' sequência de revogações em secretaria na Capital


José Davi e a mãe Paula Patrícia. (Reprodução/Unimed Campo Grande)



