Uma das dúvidas mais frequentes sobre o Coronavírus (Covid-19), é em qual momento fazer o teste para a doença e onde fazer. Vários Estados e municípios brasileiros já designaram métodos de trabalho para controlar a transmissão do vírus.
Em Campo Grande não é diferente, o secretário Municipal da Saúde, José Mauro Filho, explica onde o cidadão pode recorrer em casos de suspeita de coronavírus.
O chefe da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), avalia que o vírus da família do corona, possui os sintomas para quem está contaminado, parecidos com os de outras doenças virais, como coriza e febre, porém com um diferencial muito importante.
A tosse seca e o batimento da asa do nariz são características principais do Covid-19. “Nesse momento a população precisa entender que tem vários vírus e viroses circulando, que já estão sendo testados e possuem sintomas parecidos. Estamos recomendando que as pessoas que estão com os sintomas, procurem as Unidades básicas de Saúde (UBS) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF)”, já para quem apresenta além dos sintomas comuns de gripe, a insufuciencia respiratória, é aconselhável procurar uma Unidade de pronto Atendimento (UPA) ,ou o Centro regional de Saúde (CRS).
Caso uma pessoa apresente alguns dos sintomas do Covid, Campo Grande possui 72 Unidades Básicas de Saúde espalhadas por sete regiões do município.
Exame
O teste é feito com base nos critérios previstos nos protocolos e com indicação médica, através de uma coleta de secreção nasal, ou da boca, com um swab (cotonete estéril) utilizado para coleta de exames microbiológicos com a finalidade de estudos clínicos ou pesquisa.
A amostra será enviado para o Laboratório Central de Mato Grosso do Sul (Lacen), e leva até sete dias para ficar pronto o resultado.
De acordo com a Sesau, caso o paciente de positivo a recomendação para casos menos graves é que a pessoa fique em isolamento em casa, e casos graves serão encaminhados a um hopital. O isolamento, serve para separar pessoas sintomáticas ou assintomáticas, em investigação clínica e laboratorial, de maneira a evitar a propagação da infecção e transmissão.
Confira neste link, onde estão localizadas as UBS´s, UPA´s e CRS's da capital.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Casa Rosa realiza último mutirão de saúde do ano neste sábado no Tijuca

Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Campanha Dezembro Laranja mobiliza ação gratuita contra o câncer de pele na Capital

Estado amplia imunização com 10 'vacimóveis' que atenderão áreas de difícil acesso

Dia D levará vacinação, exames e atendimentos de graça no Bioparque neste sábado

Última edição do 'Dia E' promete mais de 250 atendimentos no Hospital Universitário

Conselho pede providências de atendimentos suspensos em 29 unidades na Capital

Desabastecimento de medicamentos essenciais coloca saúde da população em risco, alerta CRM


Vírus recebeu o nome de corona por ter características de uma coroa (Reprodução)



